Pesquisar

Cai em 3,8% o déficit da Previdência geral em 2024 — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Balanço do Tesouro Nacional mostra tendência de equilíbrio. Por outro lado, déficit das previdências próprias de militares e servidores mantém crescimento

Na comparação com 2023, o ano passado registrou queda da diferença entre arrecadação e valores pagos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Foram  R$ 30,3 bilhões em 2024, contra 31,5 bilhões no ano anterior, uma queda estimada em 3,8%. Os dados são do Tesouro Nacional, divulgados pelo Relatório Resumido da Execução Orçamentária da União (RREO), na última quinta (30).

O aumento do número de empregos com carteira assinada, ampliando a base de contribuintes, é uma das razões para a diminuição da diferença. A possibilidade de trabalhadores informais, autônomos ou empreendedores de contribuir é outro mecanismo que ajuda o equilíbrio. Em 2024, o número de trabalhadores com carteira assinada foi de 103,3 milhões. A média de desemprego, de 6,6%, foi a menor já registrada no País.

Por outro lado, o regime de previdência própria de militares registraram aumento do déficit. O dos militares, de 2,3%, e o dos servidores públicos, 1,9%.

regimegeral.jpeg




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Luiz Nishimori é eleito para presidir a Comissão de Agricultura da Câmara

Postado em 5 de fevereiro de 2026

Reforma tributária: o que muda para quem é microempreendedor individual

Postado em 4 de fevereiro de 2026

Iater inicia distribuição de mais de 400 mil sementes para produtores do interior de Roraima

Postado em 4 de fevereiro de 2026