Caer realiza mapeamento e instalação de hidrômetros – GOVERNO DE RORAIMA

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Caer (Companhia de Água e Esgotos de Roraima) está realizando mapeamento e instalação de 400 hidrômetros na sede do município de Uiramutã. A ação iniciou nesta quarta-feira, 13, e visa controlar o volume de água consumido, assim como reduzir o desperdício nas residências.

Conforme o presidente da Caer, James Serrador, a instalação dos equipamentos melhora a eficiência da empresa na medição da água produzida. “Com o hidrômetro, o cliente paga exatamente o que consome, ao invés de uma taxa fixa e, principalmente, sensibiliza as pessoas a reduzir o desperdício de água”, explicou.

James ressaltou que todo mapeamento da rede de distribuição de água da localidade está sendo realizado por georadar. Um equipamento geofísico, tipo radar de penetração de solo, utilizado tanto para mapear os sistemas de água e esgotamento sanitário, como para identificar ligações clandestinas.

“A utilização do georadar visa diminuir custos, evitando escavações desnecessárias, minimizando os transtornos ocasionados pela escavação da pavimentação asfáltica e calçadas que é necessária para a localização das tubulações das redes de saneamento, além garantir o combate às ligações irregulares tanto na rede de água, como de esgotamento sanitário”, disse Serrador.

INVESTIMENTOS

A cidade de Uiramutã é abastecida por sete poços artesianos, que juntos possuem vazão de 107 mil litros/hora. Desses, cinco foram construídos na atual gestão e está previsto a perfuração de mais um poço em 2024 para a cidade.

Para reforçar o abastecimento, a Caer construiu 3 mil metros de rede de distribuição de água na localidade e em dezembro de 2023, a sede administrativa do município foi entregue para agilizar o atendimento à população.

O município possui ainda um reservatório elevado com capacidade de 50 mil litros e um reservatório semi enterrado que armazena 100 mil litros de água tratada. O abastecimento é reforçado por um sistema de captação de água, feito por meio de uma barragem na serra.

De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022