Pesquisar

Brasil e União Europeia assinam acordo para cooperação entre Polícia Federal e Europol — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Governo Federal assinou, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), um acordo de cooperação entre a Polícia Federal (PF) e a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol). O documento foi assinado na quarta-feira, 5 de março, pelo ministro Ricardo Lewandowski e pelo comissário europeu para Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner, em cerimônia realizada em Bruxelas, na Bélgica.

O documento estabelece bases para um trabalho conjunto, ainda mais robusto, entre o Brasil e o bloco europeu na área de combate ao crime, garantindo a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, com ênfase na privacidade e na proteção de dados pessoais.

“Se o crime se tornou transnacional e organizado, para combatê-lo com sucesso precisamos de resposta internacional e unida. É isso que esse acordo proporcionará: um marco legal para cooperação entre nossas agências de segurança”, disse Lewandowski.

Assinatura de acordo de cooperação Foto: Divulgação / MJSP

PARCERIA – O ministro destacou que o documento representa a resolução de combater o crime transnacional em todas as formas, além de ser um alicerce na parceria estratégica entre Brasil e União Europeia, ao lado do Acordo Comercial Mercosul-UE. “O acordo prevê os necessários controles e equilíbrios democráticos com base no papel de uma autoridade de supervisão responsável pela proteção de dados. Isso demonstra como os países democráticos colaboram na luta contra o crime organizado”, afirmou.

VANGUARDA – O Brasil é um dos primeiros países a firmar acordo deste tipo com a União Europeia, o que demonstra o excelente nível da cooperação bilateral para o enfrentamento ao crime organizado e para o fortalecimento da segurança pública. O Brasil será o terceiro país, depois de Reino Unido e Nova Zelândia, a estabelecer esse tipo de parceria com a União Europeia. A assinatura indica o reconhecimento, pela comunidade internacional, da capacidade e do compromisso do governo brasileiro no combate à criminalidade.

COOPERAÇÃO – Na prática, o instrumento permite o aprofundamento da cooperação operacional entre PF e Europol, reforçando a capacidade das autoridades de aplicação da lei de ambos os lados e de colaborar por meio do intercâmbio de dados e da realização de investigações conjuntas contra tráfico de drogas, crimes ambientais, tráfico de pessoas e abuso sexual infantil. “Assim como ocorre com outros temas da agenda internacional, a luta contra o crime é responsabilidade comum e compartilhada. Só teremos sucesso por meio de esforços conjuntos”, frisou Ricardo Lewandowski.




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025