Pesquisar

Brasil e Cuba ampliam cooperação com assinatura de protocolo na área de ciência, tecnologia, inovação e complexo da saúde — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

 

Durante três dias, a capital Havana foi sede de um marco na história da cooperação entre Brasil e Cuba, momento em que os dois países discutiram a ampliação da cobertura e o acesso da população a produtos e tecnologias de saúde, por meio da implementação de projetos de transferência de tecnologias e da elaboração conjunta de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e produção de soluções tecnológicas para o acesso à saúde.

O debate ocorreu ao longo da 1ª Reunião do Comitê Gestor Binacional Brasil-Cuba (CGBBC). E, em um primeiro momento, ficou definido que as prioridades serão os projetos de produção de vacinas combinadas e associadas a sistemas de liberação inovadoras; o diagnóstico e tratamento de doenças e populações negligenciadas, com destaque para anemia falciforme, doença de Chagas, dengue, zika e chikungunya; diagnóstico e tratamento do câncer; a produção de medicamentos para enfermidades neurodegenerativas ou associadas ao envelhecimento da população, com destaque para o tratamento do Alzheimer; a produção de medicamentos voltados ao manejo da diabetes e suas complicações; e as plataformas de desenvolvimento e produção de produtos de terapia avançada.

Ao final, foi assinado um protocolo que reconhece a saúde como área em desenvolvimento e destaca a importância da integração da dimensão social, econômica e ambiental no acesso universal e equitativo à saúde. Com a assinatura, também foi criado o novo Comitê Gestor Binacional Brasil-Cuba em Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Cuba possui ampla capacidade em ciência e tecnologia, especialmente de base biotecnológica. Em paralelo, o Brasil dispõe de capacidade industrial para produção em escala e mercado relevante devido às demandas do SUS – o maior sistema universal de saúde em termos de população coberta.

Além disso, ambas as nações reconhecem a importância do Estado promover e regular a indústria de base química, biotecnológica, mecânica, eletrônica e de materiais, bem como os subsistemas de serviços tais quais atenção primária, hospitais, ambulatórios, serviços de diagnóstico, varejo e distribuição.

cooperação
Foto: divulgação/MS

Encontro com o presidente de Cuba

Durante a visita da comitiva brasileira, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e coordenador da missão, Carlos Gadelha, foi convidado pelo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, para uma reunião no Palácio da Revolução, sede do governo cubano.

“A missão em Havana foi uma oportunidade para que os dois países, juntos, possam melhorar a qualidade de vida da população, com o fortalecimento de políticas para o desenvolvimento científico, tecnológico e da indústria da saúde. O Brasil vai atuar nesse sentido e mostrar que isso não é só um sonho. Vamos apresentar resultados”, assegurou.

Segundo o presidente Díaz-Canel, existe vontade e disposição em trabalhar conjuntamente. “Em Cuba, estamos com grandes avanços na questão da produção de medicamentos e vacinas eficientes que servem de exemplo para o mundo. E o Brasil, que volta a ser uma liderança mundial, é a chave para a ciência resistir e avançar”, afirmou.

Reunião do CGBBC

A primeira reunião do Comitê Gestor Binacional foi realizada entre os dias 5 e 7 de fevereiro na capital cubana. Além do Ministério da Saúde, a delegação brasileira contou com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), BahiaFarma e da Embaixada do Brasil em Havana.

Por: Ministério da Saúde




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025