Pesquisar

Banco de Leite Humano do HMI recebe certificação na Pré-COP30

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Banco de Leite Humano do HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) representou Roraima em um evento internacional realizado durante a programação da Pré-COP30, em Belém, no Pará. A unidade foi certificada por sua excelência nas ações de captação, processamento, controle de qualidade e atendimento humanizado a mães e recém-nascidos, reafirmando seu compromisso com a segurança alimentar e nutricional de bebês em situação de vulnerabilidade.

A participação ocorreu por meio da Rede Global de Bancos de Leite Humano, que reúne especialistas e representantes de diversos países para debater estratégias, desafios e soluções diante das emergências sanitárias e das mudanças climáticas, com foco na sobrevivência neonatal.

“Nós fomos certificados por atingir a excelência nas nossas ações de processamento, controle de qualidade e atendimento das nossas pacientes também. O reconhecimento se deve justamente a um trabalho da equipe do Banco de Leite Humano, onde faz esse atendimento humano acolhedor de captação, processamento, coleta e distribuição do leite humano para os prematuros da UTI neonatal”, afirmou a coordenadora do BLH, Silvia Furlin.

O evento foi promovido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Ministério da Saúde e Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), com apoio da Secretaria de Saúde Pública do Pará e da Fundação Santa Casa de Misericórdia. A programação contou com a presença de representantes de mais de dez países e de todos os estados brasileiros, e teve como objetivo alinhar políticas públicas de proteção à infância com ações de enfrentamento à crise climática.

Outras certificações

Além do reconhecimento internacional na Pré-COP30, o BLH do HMI possui uma trajetória consolidada de conquistas. Com apoio do Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), a unidade foi contemplada por cinco anos consecutivos com o Selo de Ouro Ibero-Americano, concedido pela Rede Global de Bancos de Leite Humano a serviços que atingem excelência em todas as etapas do processo.

Para obter o selo, é necessário atender a rigorosos critérios de qualidade, como captação segura e humanizada de doadoras, processamento técnico e higiênico do leite, controle de qualidade em todas as etapas, distribuição eficaz para bebês internados — especialmente os em UTI Neonatal — e atendimento humanizado às mães e familiares.

A conquista do Selo de Ouro reflete não apenas a competência técnica da equipe, mas também seu compromisso com a saúde neonatal e a segurança alimentar dos bebês atendidos.

Sobre o BLH

O Banco de Leite Humano do HMI é referência em Roraima no apoio a mães com dificuldades na amamentação e na assistência a bebês internados na UTI Neonatal, onde o leite materno é essencial para o desenvolvimento e recuperação dos recém-nascidos.

Para se tornar doadora, a mulher deve estar em boas condições de saúde, ter excedente de leite e não fazer uso de medicamentos contraindicados para a amamentação. O cadastro das voluntárias é simples e seguro, e conta com o apoio do projeto Bombeiros Amigos do Peito, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, que realiza a coleta do leite nas casas das doadoras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 98414-0772.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

Leia também:

Polícia Civil deflagra operação “combo criminoso” para combater fraudes cibernéticas em Boa Vista

Postado em 22 de junho de 2025

Comissão aprova projeto que inclui supervisores das secretarias de Educação em regras de aposentadoria especial

Postado em 22 de junho de 2025

Defesa Civil gaúcha confirma terceira morte provocada pelas chuvas

Postado em 22 de junho de 2025