Pesquisar
ESPORTE

Atletas do Centro de Convivência da Juventude participam de circuito de judô

Evento reúne 80 judocas, entre crianças, adolescentes e adultos
Foto: Eduardo Andrade

Compartilhe:

Por Juliana Dama

Cinco atletas do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de (ALE-RR) participaram neste sábado (10) da I Etapa do Circuito Estadual da Liga Roraimense de Judô 2022. O evento ocorre na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e reúne 80 judocas inscritos, entre crianças, adolescentes e adultos.

Segundo o organizador, João Victor Alecrim, o objetivo principal do campeonato é promover a integração e a confraternização entre os atletas, seus familiares e amigos.

“Desde o período pandêmico estávamos sem ter nenhum evento presencial, apenas on-line, que não tem esse calor entre as crianças e pais, todo mundo reunido. A gente consegue socializar as crianças, integrar pais e familiares. É uma coisa muito positiva e dá essa construção não só do corpo, mas também da mente”, disse João.

De acordo com o professor do Centro de Convivência, Adriano Silva, é a primeira vez que os judocas participam de uma competição. Apesar do nervosismo, as expectativas são positivas.

“Eles estão ansiosos e na expectativa. Falei para eles que é só colocar em prática o treinamento que vai dar tudo certo”, afirmou Adriano.

Para a faixa branca Ana Vitória Paiva, de 15 anos, o momento é de aprendizado. Ela já praticava jiu-jitsu, mas decidiu iniciar no judô há cerca de dois meses.

“Estou muito nervosa, para falar a verdade, e com o coração a mil. O judô é uma coisa nova para mim, mas a experiência está sendo boa e estou gostando. Como é minha primeira competição, prefiro dar o meu melhor”, disse Ana.

Mãe de Ana, a dona de casa Andreia Paiva acompanha de perto a evolução da filha. Ela afirma que o esporte faz a diferença na vida dos atletas do Centro.

“Eu acho maravilhoso ver a força de vontade deles. Eles têm aquela garra de aprender. […] Muita gente não tem condições de pagar uma academia e esse programa ajuda esses jovens”.

Pelo período da manhã, competiram crianças de até 10 anos e todas foram premiadas com medalha de ouro pela participação. Já pela tarde, os atletas mais velhos disputam de forma séria, conforme explica o organizador João Victor.

“A categoria Festival, que tivemos pela manhã, consiste em crianças de até 10 anos onde todas são premiadas com medalha de ouro. A ideia é incentivar a criança a continuar na modalidade, para quando chegar aos 11 poder competir, sabendo ganhar e perder. Pela tarde, iniciamos a competição mais pesada, valendo medalha mesmo. A partir deste primeiro circuito, vamos começar a fazer nosso ranqueamento e tentar levá-los para o Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, que vai acontecer em Minas Gerais”, esclareceu João Victor.

Centro de Convivência da Juventude

O Centro de Convivência da Juventude oferta gratuitamente aulas de judô, jiu-jitsu, capoeira, ginástica rítmica, futebol, zumba, K-pop e artes circenses para a população.

Mais informações sobre as modalidades podem ser obtidas na sede da Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa, localizada na avenida Ataíde Teive, nº 3510, ou pelo telefone (95) 99112-4247.

Texto: Juliana Dama

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

10/09/2022

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025

MAGIA DO NATAL
Papai Noel visita polo Senador Hélio Campos do CCJuv e faz a alegria da criançada

Postado em 17 de dezembro de 2025

SESSÃO SOLENE
ALERR homenageia procuradores da Casa e desembargador do TRT com honrarias legislativas

Postado em 17 de dezembro de 2025