Pesquisar
SAÚDE

Assembleia Legislativa oferece aulas esportivas e de dança para servidores

Prática de exercícios tem efeitos positivos e melhora consideravelmente desempenho profissional
Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Superintendência de Programas Especiais, oferta aulas noturnas de zumba, treinamento funcional, aeroboi, capoeira e taekwondo para os servidores da Casa. A intenção é melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.

Além dos benefícios para a saúde, a prática de exercícios possui efeitos positivos e melhora consideravelmente o desempenho profissional. É o que garante a servidora do Núcleo de Saúde da ALE-RR Fernanda Zambonin. Ela é especialista em enfermagem do trabalho e doutoranda em Vigilância em Saúde nas Fronteiras/Fiocruz.

“A atividade física previne doenças crônicas não transmissíveis, como a coronária, hipertensão e diabetes; mantém a densidade mineral óssea, com ossos e articulações mais saudáveis; melhora a postura, equilíbrio e o controle do peso corporal e ajuda a controlar a obesidade e o excesso de peso”, explicou.

A diretora do Centro de Convivência da Juventude, Lara Magalhães, relata como nasceu o projeto para os servidores do Poder Legislativo estadual. “Quando o servidor está bem de saúde, não sonolento, ele produz mais, é mais ativo, mais proativo. Com isso, a gente teve o intuito de ofertar, no período noturno, essas atividades físicas para melhorar a qualidade de vida”, afirmou.

Uma das modalidades ofertadas é a zumba. O coordenador de dança Janderson Pereira explica que essa atividade pode trazer muitos benefícios às saúdes física e mental. “Em uma hora de aula, a dança aumenta o fluxo sanguíneo, melhora o sistema cardiovascular, ajuda a combater a depressão e ansiedade, além de auxiliar na perda de 600 a 1.000 calorias. Sem dúvida, quem dança é mais feliz”, contou entusiasmado.

Todas essas modalidades também são direcionadas ao público em geral, sendo oferecidas de segunda a sexta, a partir das 18h30, com 1h30 de duração. Ainda há vagas e os interessados podem se inscrever na sede da superintendência, localizada na Avenida Ataíde Teive, 3.510, bairro Buritis, levando documentos pessoais e comprovante de residência.

Superintendência de Programas Especiais

Criada por meio da Resolução nº 007/2021, a Superintendência de Programas Especiais desenvolve essas e outras importantes ações para a população roraimense. Ao todo, são nove programas: Escolegis (Escola do Legislativo); Procon Assembleia; Procuradoria Especial da Mulher/ Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher); Centro de Convivência da Juventude; Programa Fiscaliza; Centro de Documentação e Acervo Histórico; Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania; Programa de Atendimento Comunitário e o CAM (Centro de Apoio aos Municípios).

Texto: Anderson Caldas
Foto: Eduardo Andrade/ Jader Souza/ Marley Lima
SupCom ALE-RR | 11.08.2022

Leia também:

Plano integrado das forças de segurança garante tranquilidade no Arraial da Família Roraimense

Postado em 18 de julho de 2025

Comissão aprova proposta de áreas exclusivas para veículos escolares pararem perto de escolas

Postado em 18 de julho de 2025

Estudo com IA identifica padrões relacionados a acidentes de trânsito

Postado em 18 de julho de 2025