Pesquisar
TRANSPARÊNCIA

Assembleia Legislativa firma acordo de cooperação com câmaras municipais

Serão cedidos móveis, painéis e apoio na implantação de sistema eletrônico de votação
Foto: Nonato Sousa
Reunião entre presidente da Assembleia Legislativa e vereadores de Roraima

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

A Assembleia Legislativa firmou acordo de cooperação técnica com as câmaras municipais de Roraima nesta segunda-feira (28) para fomentar a reestruturação e informatização do Legislativo.

Serão doados móveis para uso em plenário, painel eletrônico, mesa para votação eletrônica e haverá ainda apoio do Legislativo Estadual na implantação do Sistema de Deliberação Remota utilizado na tramitação de projetos na Assembleia Legislativa. O compromisso foi firmado com os vereadores em setembro de 2021 pelo presidente Soldado Sampaio (Republicanos).

“Estamos fornecendo estrutura, capacitação, informatização e modernização, levando nosso sistema de tramitação para as câmaras e dar mais transparência nas proposições que tramitam nos municípios”, explicou Sampaio ao ressaltar elas serão padronizadas e tornarão o processo legislativo mais transparente aos munícipes.

A presidente do CAM (Centro de Apoio aos Municípios), deputada Aurelina Medeiros (Podemos), reforçou a disponibilidade da Assembleia em atender vereadores e prefeitos. “Nós temos uma equipe técnica capacitada e disponível para receber as demandas de cada município”.

Participaram do encontro o deputado Marcelo Cabral (sem partido), presidentes e representantes das câmaras de Amajari, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis, São Luiz e Uiramutã.

De acordo com o superintendente geral da Assembleia Legislativa, Nonato Mesquita, tão logo o acordo seja assinado as câmaras receberão o material. “Soldado Sampaio presenciou as dificuldades pelas quais as câmaras estão passando, umas sem condições de funcionamento e outras nem sede própria têm, e se sensibilizou”, frisou.

O presidente da Câmara Municipal de Iracema, vereador Kiko Melo (MDB), disse que a tramitação das matérias legislativas ocorre de forma tradicional. “A votação é escrita ou é nominal, não é nada eletrônico ainda”. Ele acredita que a modernização aproximará ainda mais a população dos trabalhos dos vereadores.

Texto: Yasmin Guedes
Foto: Nonato Sousa
SupCom ALERR – 28.03.2022

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025