APÓS RECESSO

Assembleia Legislativa de Roraima retoma sessões em 2 de agosto

Neste segundo semestre, até 27 de outubro, plenárias serão às terças-feiras, durante todo o dia
Foto: Jader Souza

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) retoma as sessões nesta terça-feira (2). Neste segundo semestre, até 27 de outubro, as plenárias serão às terças-feiras, durante todo o dia, conforme Ato nº 028/2022 da Mesa Diretora.

“Este segundo semestre, claro, vai ser de muito embate por causa do processo eleitoral, mas vamos tocar a rotina do Legislativo de forma natural. Então, dia 2 de agosto, nós abrimos os trabalhos e votaremos muitos projetos importantes, como o orçamento anual e todos aqueles que estão tramitando durante o período”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos).

Até o momento, a Casa possui 83 projetos de lei de origem parlamentar aptos para serem incluídos na Ordem do Dia, ou seja, prontos para discussão e votação em Plenário.

“Nós temos 121 matérias – resoluções, projetos de lei, decretos – das quais 83 são dos parlamentares. Elas já foram lidas no Expediente, passaram pela Constituição, Justiça e Redação Final [CCJ] para análise da legalidade. Depois, foram aprovadas nas comissões permanentes e agora são enviadas para a Mesa Diretora e estão aptas para serem pautadas pelo presidente e colocadas na Ordem do Dia para serem apreciadas em Plenário”, explicou o consultor legislativo Daniel Garcia.

Já do Executivo, a Casa aguarda até 30 de setembro o recebimento da Lei Orçamentária Anual (LOA). A peça orçamentária estima as receitas e as despesas do governo para o próximo ano. “Essa lei deve ser aprovada até dezembro pela Assembleia. Além de muito importante, o Legislativo só entra em recesso após essa aprovação”, acrescentou Garcia.

A população pode acompanhar o passo a passo de tudo que é protocolado na Casa Legislativa, independentemente da origem e da natureza da proposição, pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponível no endereço eletrônico sapl.al.rr.leg.br/materia/pesquisar-materia.

SAPL

Implantado em setembro do ano passado, em parceria com o Senado Federal, o SAPL é uma ferramenta on-line de tramitação das proposições que facilita o acesso às matérias, sessões plenárias, informações institucionais, normas em vigor e a outros assuntos referentes ao Legislativo.

O sistema eletrônico deu mais economicidade, eficiência e transparência às atividades da Casa, que até a implementação era a única assembleia do país que não possuía um processo legislativo informatizado.
Atualmente, o sistema concorre à etapa final do Prêmio Innovare do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Jader Souza/ Nonato Sousa
SupCom ALE-RR
29.07.2022

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022