7 DE SETEMBRO

Alunos de caratê do Centro de Convivência da Juventude desfilam nas comemorações do Bicentenário da Independência

Modalidade está com vagas abertas para crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos
Foto: Jader Souza

Compartilhe:

Por Suzanne Oliveira

Alunos de caratê do Centro de Convivência da Juventude, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participaram, pela primeira vez, do tradicional desfile de 7 de setembro, que, este ano, comemora os 200 anos da Independência do Brasil.

O desfile na avenida Ene Garcez, no Centro de Boa Vista, que não ocorria há dois anos, devido a pandemia de covid-19, contou com a presença de autoridades do legislativo, executivo, militares do Exército e Aeronáutica, além dos órgãos de segurança de Roraima e a participação de alunos de escolas estaduais e militarizadas, com a apresentação das fanfarras.

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), contou que o desfile fez parte da sua vida como policial militar e, agora, estando deputado. Para ele, o 7 de setembro é uma forma de valorizar a história do país.

“Todos os anos eu venho à praça prestigiar os colegas e a todos que participam do desfile. É um evento que resgata e promove o nosso sentimento de nacionalidade. É muito importante se fazer presente e valorizar esse momento, a história do Brasil e da nossa independência. Gosto muito de ver a beleza dos desfiles, as fanfarras, nossas forças armadas. É a festa dos brasileiros e faz parte do nosso calendário”, salientou Sampaio.

Para a professora Naiandra Silva, trazer 56 atletas de um total de 155 inscritos para o desfile, é motivo de orgulho.

“É uma imensa responsabilidade também. Nosso projeto é gratuito e tira as crianças das ruas, abre as portas para que elas tenham futuro. Essa parceria com a Assembleia é muito importante, pois, estamos incentivando várias modalidades esportivas, como é o caso do caratê, um esporte que melhora a coordenação motora da criança e ajuda na formação do caráter, no respeito, foco e comprometimento”, destacou a professora.

A estudante Tayane Silva, de 17 anos, pratica o esporte há apenas 5 meses, e definiu o evento desta quarta-feira como gratificante.

“É gratificante estar participando desse desfile com eles [colegas]. Já conheci várias pessoas. Os professores também sempre nos ensinam a sermos bons cidadãos. É isso”, contou a adolescente.

Parceria

A parceria entre o Centro de Convivência da Juventude e a Shotokan é recente. No entanto, há 10 anos, a academia de caratê desenvolve o projeto “Centro Esportivo de Artes Marciais Bom Cidadão”. A iniciativa objetiva incluir no esporte crianças em situação de rua.

Ainda há vagas para a modalidade. Podem se inscrever, crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos. É necessário levar documentos pessoais, duas fotos 3×4 e comprovantes de residência e escolar.

A unidade funciona no prédio da Superintendência de Programas Especiais, na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, e oferta atividades de cultura, lazer, música, esporte, inclusão digital e qualificação profissional. Ainda, com ações sociais e comunitárias, de empreendedorismo, formação política e prevenção contra o uso de drogas ilícitas.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SupCom/ALE-RR

07.09.2022

 

Leia também:

ANIVERSÁRIO MUNICIPAL TV Assembleia aborda aspecto religioso em reportagem especial sobre os 69 anos de Caracaraí | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

100 VAGAS Inscrições para cursos presenciais de Informática na Escolegis iniciam na próxima semana | ALE-RR

Postado em 27 de maio de 2024

Em Cannes, MinC celebra presença do audiovisual brasileiro no exterior — Agência Gov

Postado em 27 de maio de 2024

Governo vai abrir edital para que municípios recebam equipamentos de TV digital – Notícias

Postado em 27 de maio de 2024