Pesquisar
7 DE SETEMBRO

Alunos de caratê do Centro de Convivência da Juventude desfilam nas comemorações do Bicentenário da Independência

Modalidade está com vagas abertas para crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos
Foto: Jader Souza

Compartilhe:

Por Suzanne Oliveira

Alunos de caratê do Centro de Convivência da Juventude, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participaram, pela primeira vez, do tradicional desfile de 7 de setembro, que, este ano, comemora os 200 anos da Independência do Brasil.

O desfile na avenida Ene Garcez, no Centro de Boa Vista, que não ocorria há dois anos, devido a pandemia de covid-19, contou com a presença de autoridades do legislativo, executivo, militares do Exército e Aeronáutica, além dos órgãos de segurança de Roraima e a participação de alunos de escolas estaduais e militarizadas, com a apresentação das fanfarras.

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), contou que o desfile fez parte da sua vida como policial militar e, agora, estando deputado. Para ele, o 7 de setembro é uma forma de valorizar a história do país.

“Todos os anos eu venho à praça prestigiar os colegas e a todos que participam do desfile. É um evento que resgata e promove o nosso sentimento de nacionalidade. É muito importante se fazer presente e valorizar esse momento, a história do Brasil e da nossa independência. Gosto muito de ver a beleza dos desfiles, as fanfarras, nossas forças armadas. É a festa dos brasileiros e faz parte do nosso calendário”, salientou Sampaio.

Para a professora Naiandra Silva, trazer 56 atletas de um total de 155 inscritos para o desfile, é motivo de orgulho.

“É uma imensa responsabilidade também. Nosso projeto é gratuito e tira as crianças das ruas, abre as portas para que elas tenham futuro. Essa parceria com a Assembleia é muito importante, pois, estamos incentivando várias modalidades esportivas, como é o caso do caratê, um esporte que melhora a coordenação motora da criança e ajuda na formação do caráter, no respeito, foco e comprometimento”, destacou a professora.

A estudante Tayane Silva, de 17 anos, pratica o esporte há apenas 5 meses, e definiu o evento desta quarta-feira como gratificante.

“É gratificante estar participando desse desfile com eles [colegas]. Já conheci várias pessoas. Os professores também sempre nos ensinam a sermos bons cidadãos. É isso”, contou a adolescente.

Parceria

A parceria entre o Centro de Convivência da Juventude e a Shotokan é recente. No entanto, há 10 anos, a academia de caratê desenvolve o projeto “Centro Esportivo de Artes Marciais Bom Cidadão”. A iniciativa objetiva incluir no esporte crianças em situação de rua.

Ainda há vagas para a modalidade. Podem se inscrever, crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos. É necessário levar documentos pessoais, duas fotos 3×4 e comprovantes de residência e escolar.

A unidade funciona no prédio da Superintendência de Programas Especiais, na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, e oferta atividades de cultura, lazer, música, esporte, inclusão digital e qualificação profissional. Ainda, com ações sociais e comunitárias, de empreendedorismo, formação política e prevenção contra o uso de drogas ilícitas.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza

SupCom/ALE-RR

07.09.2022

 

PUBLICIDADE

Leia também:

FOTO E VÍDEO
Comunicação da ALERR é destaque e conquista o Top 3 do Prêmio de Jornalismo da DPE-RR

Postado em 20 de dezembro de 2025

NATAL NA ASSEMBLEIA
Espetáculo “Árvore da Esperança” será apresentado neste sábado (20)

Postado em 19 de dezembro de 2025

Roraima agora tem sete municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro

Postado em 19 de dezembro de 2025