Pesquisar
SEGUNDO TURNO

Alterações na Constituição Estadual são aprovadas em sessão na Assembleia Legislativa

PECs para obrigatoriedade da disciplina de espanhol no ensino estadual e contagem dobrada de tempo para quem trabalhou na pandemia estão aptas à promulgação
Foto: Marley Lima

Compartilhe:

Por Yasmin Guedes

Os deputados aprovaram na sessão da Assembleia Legislativa de Roraima desta terça-feira (10) duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) em segundo turno, ambas de autoria do deputado Evangelista Siqueira (PT), com contribuição de outros parlamentares.

As matérias estão aptas à promulgação em Diário Oficial pela Mesa Diretora do Poder Legislativo.

A primeira a passar pela votação dos parlamentares foi a PEC nº 07/2021, que recebeu 17 votos. Ela versa sobre tornar obrigatória a disciplina de Língua Espanhola na rede de ensino público estadual. Professores formados em espanhol atuantes em Roraima acompanham, pelo movimento “Fica Espanhol”, a decisão dos parlamentares.

“É a PEC do ‘Fica Espanhol’ que permite o retorno da disciplina de espanhol à grade curricular de Roraima”, explicou Evangelista Siqueira.

Apreciada em seguida, a PEC nº 08/2021 foi aprovada com 17 votos e tem a proposta de abrir oportunidades aos demais Poderes do Estado a contar, em dobro, o tempo de serviço durante a pandemia para servidores públicos de Roraima. A contagem, segundo o autor da proposta, se aplicará a aposentadorias e progressões.

PUBLICIDADE

Leia também:

INCLUSÃO E TURISMO
Turistea encerra 2025 com reconhecimento nacional

Postado em 16 de dezembro de 2025

Estudantes de Caracaraí representam o Brasil em torneio escolar na Guiana

Postado em 16 de dezembro de 2025

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025