Pesquisar

ALINHAMENTO Ouvidores se reúnem para discutir ações integradas na Assembleia Legislativa | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na manhã desta quarta-feira (15), as Ouvidorias da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Estado se reuniram, no Plenarinho Valério Caldas de Magalhães, para troca de experiências e o planejamento de ações em conjunto.

 

 

Ferramenta de participação direta do cidadão, as Ouvidorias públicas recebem, analisam e encaminham denúncias, elogios, solicitações, reclamações e/ou sugestões referente à prestação dos serviços da administração pública.

No encontro, o deputado Isamar Júnior (PSC) ouvidor-geral da ALE-RR, firmou o compromisso de integrar a Ouvidoria da Casa Legislativa à Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR (http://falabr.cgu.gov.br), desenvolvida pela CGU.

 


Esse nosso alinhamento é para que a população tenha mais canais para falar e possamos estar mais próximos. Além disso, vamos conversar com a Ouvidoria da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], pois já estamos com o termo de adesão ao Fala.BR. Até para que a gente fique ligado a todas as Ouvidorias do Brasil e do Estado de Roraima”, afirmou o parlamentar.

 

 

 

Para o coordenador da Ouvidoria da CGU, Celso Duarte, a adesão do Poder Legislativo contribui diretamente para a interiorização das Ouvidorias em Roraima, fortalecendo a comunicação entre a população e as instituições locais.

 

“Nós ficamos muito felizes de ver a Assembleia conosco. Nós da CGU não temos a mesma entrada junto aos municípios, nas câmaras do interior e precisamos alcançá-los. Às vezes esquecemos que as políticas públicas se realizam nos municípios, no bairro que moramos. É o asfalto que não foi feito, é o médico que não foi trabalhar. São tantos problemas e somos poucos, por isso precisamos do apoio da população para nos informar, daí o papel do Fala.BR de instrumentalizar a voz da população”, avaliou.

 

 

Atualmente, cada secretaria estadual tem seu próprio Ouvidor. Já integrados ao Fala.BR, Katia Marreiro, ouvidora-geral do Estado, diz que uma das principais vantagens do sistema é a agilidade, já que o requerente é direcionado, quando necessário, ao ouvidor e/ou órgão responsável sem burocracia.

 

“O Fala.BR integra e desburocratiza. Dependendo de qual o seguimento, fazemos encaminhamento para o próprio segmento. Então, a demanda da saúde vai ser respondida pela saúde, da educação da mesma forma, por exemplo”, destacou Marreiro.

 

 

 

O atendimento ao cidadão da Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa pode ser feito pelo telefone (95) 98402-2474. Quem quiser, também pode entrar em contato por e-mail (ouvidoria@alrr.ale.br) ou ir à Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, onde funciona o canal de comunicação.

 

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025