Pesquisar

Aderr e Adaf assinam termo de cooperação Técnica

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

As Agências de Defesa Agropecuária dos Estados de Roraima (Aderr) e Amazonas (Adaf) firmaram, na manhã desta quinta-feira (23), um Termo de Cooperação Técnica. O objetivo é regulamentar a atuação do Posto de Vigilância, no Jundiá, e expandir a integração das ações desenvolvidas pelas Agências em todas as áreas de atuação.

 

O termo foi assinado pelo presidente da Aderr, Marcelo Parisi, e o diretor-presidente da Adaf, José Omena. O documento prevê ações articuladas, entre os dois Estados, visando a execução de atividades inerentes ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, como o controle do trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal, trânsito de vegetais e suas partes, agrotóxicos e afins.

 

As duas Agências mantêm um trabalho em conjunto na barreira de vigilância agropecuária desde 2017, fazendo fiscalização e controle de trânsito de animais e vegetais, a fim de garantir a sanidade agropecuária e a saúde pública.

 

“Sabemos que, quanto mais forte for a defesa agropecuária do nosso vizinho, mais forte será a nossa, então, com a assinatura deste Termo, esperamos uma grande evolução nessa parceria, tanto na atuação conjunta na barreira de Jundiá, como também no treinamento e na capacitação dos funcionários com o objetivo de atuarem em conjunto e distintamente em cada área de atuação das Agências”, enfatizou Marcelo Parisi.

 

O diretor-presidente da Adaf, José Omena, ressaltou que a cooperação entre as Agências é fundamental para o fortalecimento de ações que visem a proteção e valorização do patrimônio agropecuário dos dois Estados.

 

“Ninguém faz nada isoladamente. Agora mesmo, estamos atuando no controle de pragas como a mosca-da-carambola, e sabemos que não há como ter êxito sem o apoio essencial de parceiros como a Aderr”, ponderou Omena.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025