Pesquisar

ACORDO ALE-RR intervém e Caer vai ajustar tarifa de água em 4,83% com base no IPCA | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) assinou um acordo, na manhã desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa (ALE-RR), se comprometendo a reajustar a tarifa de água com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que corresponde a 4,83%.

A Assembleia Legislativa e a empresa chegaram a um consenso após o Projeto de Decreto Legislativo nº 02/25 (PDL) impedir o aumento de 8,26% anteriormente proposto pela Caer e, em seguida, a Justiça ter derrubado o decreto. Com isso, foi necessário trabalhar em uma solução que não prejudicasse a população e a Caer, que apresentou estudo de equilíbrio financeiro da companhia apontando necessidade de reajuste em 2025.

O documento foi assinado na sala de reuniões do Plenário Deputada Noêmia Amazonas Bastos pelo presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos); pelo deputado Renato Silva, autor do PDL; e o presidente da Caer, James Serrador.

James frisou que é necessário entrar em concordância com a Assembleia Legislativa, que é o Poder que representa o povo. Com isso, a Caer reavaliou o acordo e reduziu o percentual em conformidade com o IPCA.

Caer assina acordo judicial para ajuste da tarifa de água – Renata Carvalho/SupCom-ALE-RR

“Essa tarifa vai começar a valer a partir de março, na conta que vencerá em abril. Portanto, agora, em fevereiro, ainda é a mantida em 2024. Após a assinatura desse acordo com o Legislativo estadual, nós teremos alguns trâmites com a aprovação dos 4,83% pelo nosso Conselho de Administração e Sistema Comercial, e só a partir daí começará a incidir esse novo percentual”, adicionou o presidente da Caer.

Sampaio acrescentou a importância de decidir por um valor que não prejudique a população e, também, a Caer, que é uma empresa de economia mista e, por isso, precisa arrecadar para manter o sistema de água e esgoto no Estado.

 

“Chegamos ao entendimento e, de fato, a Caer está disposta a corrigir a taxa apenas baseada no IPCA, que mede o índice de inflação do ano e faz a correção do salário mínimo, então não poderíamos aprovar um valor excedente que causaria prejuízo ao roraimense”, disse.

O deputado Renato Silva pontuou que o diálogo com a Caer foi positivo e que a iniciativa em apresentar o PDL é reflexo da comunicação aberta com a população, que sempre apresenta as principais necessidades.

 

 

 

Novo ajuste passa a valer em março – Renata Carvalho/SupCom-ALE-RR

“Conseguimos entrar em um consenso e reduzir esse aumento da tarifa de água para 2025. Foi importante nos reunirmos para debater respeitosamente, sempre pensando no bem da população e na condição financeira do povo roraimense, que agora terá uma conta de água mais justa”, concluiu.

 

 

 

 

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Renata Carvalho

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025