Pesquisar

AÇÃO CÍVICO-SOCIAL| Governo leva serviços para mais de 2 mil moradores do Vila Jardim e adjacências

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Governo do Estado, por meio da PMRR (Polícia Militar de Roraima) e em parceria com várias instituições, realiza, neste sábado, 17, uma Ação Cívico-Social com oferecimento de diversos serviços aos moradores do Residencial Vila Jardim, no Cidade Satélite, e de bairros adjacentes.

 

Essa é mais uma ação na modalidade itinerante levando serviços de saúde, assessoria jurídica, cidadania, cuidados pessoais, informações e entretenimento aos bairros e garantindo comodidade à população. As atividades estão sendo realizadas no Colégio Estadual Militarizado Irmã Teresa Parodi, começaram às 8h e têm previsão de término às 17h.

 

De acordo com o subcomandante do 1º Batalhão da PMRR, major Cardoso, a expectativa é realizar 2.500 atendimentos, 500 deles na área de saúde.

São ofertados, com apoio da Secretaria estadual de Saúde e de outras instituições: consultas com clínico geral, cardiologista, ortopedista, oftalmologista, pediatra, nutricionista, odontologista, fisioterapeuta e enfermeiros, exames de mamografia, coleta de material para exame preventivo e vacinas.

 

Além da oportunidade de cuidar da saúde, os moradores de uma das áreas mais populosas da capital também estão sendo beneficiados com o serviço de emissão de Carteira de Identidade, ofertado pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz, serviços do Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), vinculado à Assembleia Legislativa, e de defesa do consumidor, por meio do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) da ALE.

 

Embelezamento e cuidados com a imagem pessoal também estão sendo oferecidos, por meio da oferta de corte de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure.

 

As crianças e adolescentes têm atendimento especial, com oportunidade de aproveitar passeio de moto com o Giro (Grupamento de Intervenções Ostensivas), passeio a cavalo, Proerd Pipoca (do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e distribuição de picolés.

 

“É uma ação cívico-social da Polícia Militar, a primeira com essa envergadura, no Cidade Satélite.  A gente prestigiou o conjunto Vila Jardim pelo número de pessoas e a necessidade de cada família. Estão sendo prestados serviços de oftalmologia, cardiologia, ortopedia, nutrição e fisioterapia. Temos ainda exame de mamografia, a pessoa chega, dá o nome já faz o exame sem precisar marcar e ficar em filas. Temos distribuição de picolés e brincadeiras para as crianças, passeio de moto com o Giro e passeio a cavalo”, destacou o comandante geral da PMRR, coronel Miramilton Goiano.

 

Ele enfatizou também que novas ações serão realizadas em outras áreas da cidade. “Essa ideia está sendo promovida pelo 1º Batalhão, e estamos nos empenhando para fazer na área do 2º Batalhão. É um trabalho de aproximação da Polícia Militar com a comunidade, porque esse é o papel da Polícia: estar próximo à sociedade. Com esse viés estamos aqui hoje, num dia bem festivo, e o número de pessoas superou totalmente nossas expectativas”, pontuou o comandante.

 

A estudante de Nutrição da Faculdade Estácio, Emanuelle Ponciano, de 19 anos, participa da ação realizando atendimento e falou sobre o serviço ofertado.

 

“Estamos oferecendo avaliação antropométrica, a tiragem do IMC [índice de massa corporal] e a aferição da circunferência, para ter um embasamento sobre como está a saúde da pessoa. Participar da ação agrega muito valor para nós e para a população, porque isso auxilia de diversas formas a nossa experiência. Ajudamos também na quebra de vários tabus, de questões da alimentação, culturais e diversos fatores”, explicou.

 

População destacou a importância da ação

 

A dona de casa Maria Luzia Araújo da Silva, de 57 anos, moradora do bairro Sílvio Leite, foi atendida pelo oftalmologista e ressaltou o mérito da ação.

 

“Estava precisando de consulta com o oftalmologista e fui muito bem atendida, graças a Deus. Já deixei escolhida até a minha armação dos óculos e, no prazo de 60 dias, irei receber. O atendimento foi ótimo, e a ação precisa ocorrer em outros bairros para ajudar a comunidade”, disse.

 

Moradora do bairro João de Barro, Maria Darsone, de 58 anos, aproveitou a oportunidade para fazer a primeira mamografia. “Estou achando a ação maravilhosa. Às vezes é difícil conseguir atendimento. Hoje vou fazer mamografia pela primeira vez. Valeu a pena ter vindo. Todos estão de parabéns pela realização”, afirmou.

 

O síndico do Residencial Fluvial, Paulo Sérgio, de 35 anos, levou a filha para fazer um passeio a cavalo e falou da relevância da iniciativa. “É uma ação muito importante para a sociedade. Temos também essa atração para as crianças. Elas podem interagir com os animais, perder o medo, aproveitar o passeio”, falou.

 

A possibilidade de acessar serviços de embelezamento atraiu a dona de casa Ana Cristina, de 49 anos, moradora do Vila Jardim. “É muito bom ter a oportunidade de um dia de beleza, já que muita gente não tem condição de ir a um salão”, afirmou.

 

O Governo conta com a parceria da ALE (Assembleia Legislativa do Estado), Fecomércio (Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima), Sesc (Serviço Social do Comércio), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Hospital de Amor, Clínica Albuquerque e do Centro Universitário Estácio da Amazônia e Barbearia Barba Negra. 


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025