Pesquisar

‘ABSURDO’ E ‘INADMISSÍVEL’ Plenário da ALE-RR aprova moção de repúdio à promoção de policiais militares suspeitos de homicídio, agressão e racismo | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Aprovação simbólica ocorreu na sessão desta terça-feira (3), no Plenário Noêmia Bastos Amazonas – Nonato Sousa/ SupCom ALE-RR

O Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, de forma simbólica, na sessão desta terça-feira (3), a Moção de Repúdio nº 37/2024, protocolada pelo deputado Renato Silva (Podemos), contra a possível promoção funcional dos policiais militares capitão Helton Jhon Silva de Souza, o tenente-coronel Weslley Fernando Almeida dos Santos e o major Jefferson Gomes da Silva, suspeitos de cometerem homicídio, agressão e racismo.

O autor do documento disse que busca uma medida judicial para proibir que não aconteça o que chamou de “absurdo”.

Parlamentar Renato Silva é autor da moção de repúdio contra promoção funcional de militares suspeitos de cometerem crimes – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“Recentemente, foi noticiado em todo o Brasil que o capitão Helton participou do assassinato de um casal. Isso é público, tem fatos comprovando, tanto que ele está preso e, mesmo estando recluso, estão querendo promovê-lo. Esta Casa não pode aceitar. O outro agrediu a esposa grávida e será promovido? Nós não podemos aceitar. A PM não pode promovê-los, e eu vou judicializar isso”, reafirmou.

O deputado Armando Neto (PL) relembrou que, como fiscais das leis, os parlamentares devem desempenhar seu papel, e se colocou à disposição do colega para juntos levarem o caso à Justiça.

Deputado Armando Neto – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“O deputado Renato foi muito sábio. Sinto em não ter tido a oportunidade de estar com você nessa moção, mas, se for necessário judicializar, a gente tem que moralizar, que é nossa obrigação, seja PM, CBM, seja qualquer profissional da administração pública”, frisou.

Integrante da PM por quase dez anos, o presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), disse ter uma relação de amizade e carinho com a instituição, da qual tem orgulho.

Soldado Sampaio falou do orgulho de ter sido integrante do quadro da Polícia Militar – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“A Polícia Militar é formada por homens e mulheres comprometidos com a segurança pública e o bem-estar deste Estado. Concordo com Vossa Excelência, deputado Armando, a PM de Roraima é a mais bem preparada, qualificada, séria e honesta entre as demais PMs do Brasil. Precisamos manter esse troféu no pódio. Ninguém tem o direito de tirar isso de nós”, expressou.

O presidente da Comissão de Defesa Social, Segurança e Sistema Penitenciário, deputado Rárison Barbosa, se somou aos colegas e parabenizou Silva pela iniciativa e postura.

Presidente da Comissão de Segurança, deputado Rarison Barbosa falou ser ‘inadmissível’ promover integrantes da PM que não atendam aos pré-requisitos – Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR

“É inadmissível que sejam promovidos esses policiais que não merecem. O que a gente espera e pede ao governo é que ele atenda aos pré-requisitos para a promoção dos PMs, quais sejam, merecimento, antiguidade, os profissionais que, realmente, estão ali na relação esperando sua vez, muitos aguardando há algum tempo”, ressaltou.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Nonato Sousa/ Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Comissão aprova ampliação de área de livre comércio para os 22 municípios do Acre

Postado em 21 de junho de 2025

“Foi mais um dia de terror”, diz moradora de Canoas sobre chuva no RS

Postado em 21 de junho de 2025

JUNTOS PELO ESPORTE
ALE-RR convoca a sociedade para debater o Instituto de Desporto e Juventude nesta terça-feira (24)

Postado em 20 de junho de 2025