ABRIL VERDE | Roda de conversa aborda a saúde e segurança do trabalhador

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com o MPT-RR (Ministério Público do Trabalho em Roraima), realizou na manhã desta sexta-feira, 28, uma roda de conversa para discutir a saúde e a segurança do trabalhador. Atividade encerra as ações da campanha Abril Verde em Roraima.

 

A atividade, iniciada no último dia 25, contou ainda com a presença de representantes de organizações da sociedade civil.

 

A coordenadora da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Valdirene Oliveira, representou a Sesau na discussão e falou um pouco sobre a preocupação da pasta com a saúde do trabalhador.

 

“A Sesau sempre foi importante nesse processo, porque nós temos o Cerest-RR [Centro de Referência em Saúde do Trabalhador], que cuida da vigilância e saúde do trabalhador. Essa unidade tem sido muito exitosa porque amarramos pontos estratégicos para melhorar a saúde dos nossos servidores”, disse.

 

O procurador do Trabalho do MPT-RR, Pedro Faccioli, conta que é essencial o diálogo com os órgãos públicos sobre o assunto, para garantir um meio de ambiente de trabalho adequado para servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.

 

“Nós atuamos fortemente para garantir um meio ambiente de trabalho adequado para os trabalhadores. É muito importante estreitar esses laços de diálogo para que a Sesau possa aprimorar as políticas que adota, conforme os posicionamentos do Ministério Público do Trabalho”, disse.

 

CAMPANHA

 

A campanha Abril Verde é promovida pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). O mês foi escolhido por conter duas datas importantes sobre o tema acidentes de trabalho: o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, ambas celebradas no dia 28.

 

CEREST-RR

 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Roraima é o centro especializado na promoção de ações voltadas para a saúde do trabalhador, atuando também no monitoramento dos agravos e acidentes relacionados ao trabalho.

 

O Cerest é a retaguarda especializada do SUS (Sistema Único de Saúde), é vinculado à Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde) e auxilia a rede para realização de Nexo Epidemiológico: investigar se o adoecimento do trabalhador está relacionado ao trabalho ou não.

 

A unidade conta com equipe multidisciplinar (médico, enfermeiros, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogos, dentista e assistentes sociais) todos para dar suporte técnico à saúde dos trabalhadores públicos ou privados.

 

A unidade fica localizada na rua Rocha Leal, no bairro São Francisco, em Boa Vista. O Estado possui dois Cerest regionais, que são o Centro-Norte e o Sul. O horário de funcionamento é das 7h30 até 13h30.

 


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

Leia também:

Prefeitura de Maricá nega desvios de recursos da saúde

Postado em 28 de fevereiro de 2024

Imunização contra a dengue envolverá a rede pública de ensino dos municípios – GOVERNO DE RORAIMA

Postado em 28 de fevereiro de 2024

PREVIDÊNCIA SOCIAL ALE-RR realiza audiência pública com presença do ministro Carlos Lupi nesta sexta-feira | ALE-RR

Postado em 27 de fevereiro de 2024

Câmara aprova regime de urgência para oito projetos – Notícias

Postado em 27 de fevereiro de 2024