‘NOSSA HISTÓRIA’

Abertura oficial de mostra fotográfica traz destaques do Poder Legislativo em três décadas

Foto: Nonato Souza/ Márcio Magalhães

Compartilhe:

Por Kátia Bezerra

Fatos que marcaram a atuação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) durante 30 anos integram a exposição fotográfica “Nossa História”, e relembram as principais ações da instituição que é símbolo da democracia e luta pelos direitos civis, sociais e políticos da sociedade roraimense. A abertura oficial ocorreu após a sessão solene de início do Ano Legislativo de 2022, nesta terça-feira (15), no Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos.

A mostra faz parte das comemorações dos 30 anos da instalação do Poder Legislativo e promulgação da Constituição de Roraima e foi promovida pela Superintendência de Comunicação com o apoio do Cerimonial.

O resgate histórico foi comemorado pelo presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (PCdoB).

“Falar dessa história, desde a Assembleia Constituinte até os dias atuais. Ficamos felizes de ter feito nossa parte durante esses 30 anos. A exposição retrata muito isso, as visitas pelo interior, audiências públicas com a participação popular, as discussões e ações que melhoram nosso Estado, que é muito importante. Criamos o museu e acervo do Poder Legislativo justamente para valorizar esse resgate. Fizemos questão de reviver esses 30 anos, expondo nossas lideranças e representantes do povo, que muito contribuíram para chegarmos até onde estamos hoje”, ressaltou.

O governador Antonio Denarium (PP) enalteceu a trajetória da Casa e ressaltou a importância da valorização da memória, do conhecimento e cultura roraimense.

“Essa mostra é histórica e conta como foi a primeira legislatura, até a atual. O resgate de fotos da ALE sempre em atuação pelo Estado e pelo benefício de toda a população. Precisamos valorizar o que é nosso e contar essas passagens por meio de fotos, e manter viva as experiências que os parlamentares viveram. É dessa forma que se faz um trabalho sério. Todos estão de parabéns”, destacou. A primeira-dama e Secretária Extraordinária de Promoção, Desenvolvimento e Inclusão Social (Seedis), Simone Denarium, também prestigiou a mostra.

A exposição fotográfica é composta de oito painéis suspensos com 32 fotos, sendo quatro imagens por legislatura, e demonstra a trajetória das gestões passadas, a produção legislativa, o relacionamento da Assembleia Legislativa com a sociedade e de quem contribuiu para a construção da histórica da Casa.

Prata da Casa

Desde 1991 trabalhando no Poder Legislativo, a chefe do Cerimonial da Casa, Silvia Macedo, se orgulha em fazer parte da instalação da Assembleia Legislativa. A servidora foi uma das digitadoras da Constituição. “É muito importante para mim ter participado da trajetória da ALE, fico até emocionada. Eu fiz parte da história da Assembleia e lá naquele começo, em 1991, eu não tinha noção do quanto isso seria de tamanha importância para o Estado. A Assembleia Legislativa é minha segunda casa e tenho muita gratidão por tudo”, relembrou.

Leia também:

Livro sobre Boinas Azuis da ONU será lançado no STJ

Postado em 31 de dezembro de 1969

Assembleia Legislativa aprova leis em favor da saúde mental da população roraimense

Postado em 3 de janeiro de 2022

Assembleia Legislativa continua a serviço da população durante recesso parlamentar

Postado em 3 de janeiro de 2022

Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa retoma atividades

Postado em 4 de janeiro de 2022