Pesquisar

LANÇAMENTO Livro de autoria de professores da UFRR retrata dinamismo do Poder Legislativo em três décadas de implantação | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas sediou nesta terça-feira (6) o lançamento do livro “Do Passado ao Presente: voto e institucionalidade da Assembleia Legislativa de Roraima (1991-2021)”, de autoria dos professores doutores do Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia da Universidade Federal (Nupepa/UFRR) Roberto Ramos e Reginaldo Gomes.

 

 

 

“Foi uma felicidade ser presenteado pela UFRR e pelos autores do livro que fizeram um resgate dos 30 anos do Poder Legislativo. Foi toda uma análise da história, do comportamento, composição político-partidária, bancada feminina nesta Casa, de pautas de interesse da sociedade, de minorias, entre outras. É um livro que constata nosso momento histórico”, destacou o presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), autor do prefácio da obra.

 

 

A deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) agradeceu a publicação do livro e falou da importância de a população conhecer sobre o funcionamento e papel do Poder Legislativo.

“A gente é um Poder muito cobrado e o mais desafiado, mas o mais transparente possível. É muito importante, é a maior lacuna que nós temos nesse Poder, é que as pessoas discutam para que serve e qual a função dele. É aqui dentro que se travam as maiores discussões e embates com relação ao crescimento do Estado”, afirmou.

 

 

 

De acordo com Roberto Ramos, o livro nasceu do resultado de uma pesquisa sobre instituições democráticas na Amazônia, na qual a Assembleia Legislativa, prestes a completar três décadas de institucionalização, estava inserida.

 

“Percebemos que o aniversário do órgão se aproximava. Foi interessante fazer um livro que tratasse desses 30 anos e, para isso, convidamos outros pesquisadores para que saísse uma coletânea. Então, o livro nasceu dessa proposta e foi construído no período da pandemia, para que a gente pudesse coletar, analisar e expor os dados. São 30 anos de história do Poder Legislativo. Isso é democrático e tem que ser valorizado”, declarou.

 

 

Para o autor do posfácio, Reginaldo Gomes, participar da construção de um livro que descreve o passado e o futuro de uma instituição foi um “desafio interessante”. Em seu texto, ele sugere e traz reflexões aos deputados, sobre políticas públicas para a sociedade que faz parte da tríplice fronteira.

 

“Temos alguns textos sobre partidos políticos, as últimas eleições e, pelo grupo de história, muitos artigos e livros publicados sobre a tríplice fronteira [Brasil-Venezuela-Guiana], que trazem elementos bastantes significativos até para os nossos deputados pensarem sobre políticas públicas para essa população diversa. Há também muitos temas atuais do século 21, e isso a gente pensou no livro. No meu posfácio, eu trago um pouco dessa reflexão”, disse.

 

 

Da tribuna, a professora Antônia Cilene Miguel, uma das colaboradoras, resumiu sua contribuição.

“Meu intuito foi, por meio da história da Assembleia Legislativa, chamar a atenção, em diálogo com a literatura da ciência política, sobre a importância de estudos do Legislativo local, mostrando a sua relevância e apontando, ao mesmo tempo, a realidade e a medida que ela reflete também os problemas e desafios que são próprios do Legislativo”, frisou.

 

 

O livro foi publicado pela editora da UFRR e pode ser adquirido na biblioteca da universidade ou do Estado. Participaram também da obra os acadêmicos e professores Édla Sonaira de Oliveira, Edileuson Almeida, George Brendom Santos, Getúlio Cruz, Maria das Graças Dias, Nélvio Paulo Santos e Ricardo Borges.

 

 

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade/ Jader Souza

SupCom/ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025