Pesquisar

Aprovada MP que regula credenciamento de empresa estratégica de defesa – Notícias

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

11/10/2022 – 16:57  

Elaine Menke/Câmara do Deputados

Sanderson, relator da medida provisória

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11) a Medida Provisória 1123/22, que estabelece regras para credenciamento e descredenciamento de empresa estratégica de defesa (EED). A matéria segue agora para análise do Senado.

O texto altera a Lei 12.598/12 para definir que essas empresas “são essenciais para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro e fundamentais para preservação da segurança e defesa nacional contra ameaças externas”.

Atualmente, para ser classificada como EED uma empresa precisa se credenciar no Ministério da Defesa e atender a critérios como ter sede no País, dispor de comprovado conhecimento científico ou tecnológico e assegurar o controle acionário de brasileiros, admitida a participação de estrangeiros no capital.

Entre outros pontos, esse tratamento diferenciado para as EEDs busca incentivar as indústrias do setor a desenvolverem produtos e serviços e a ganharem escala com o estímulo para exportação, além de garantir vínculos das empresas com o atendimento das necessidades das Forças Armadas.

O relator da proposta, deputado Sanderson (PL-RS), defendeu a aprovação do texto conforme foi editado pelo governo. “Não se pode perder de vista que inúmeras EEDs foram adquiridas nos últimos anos por grupos estrangeiros, evidenciando que a medida provisória é absolutamente necessária”, declarou.

Ele citou o exemplo do propelente PBLH (polibutadieno hidroxilado), combustível sólido para foguetes, que teve sua produção interrompida após a venda da Petroflex (então responsável pelo trabalho) ao grupo alemão Lanxess.
“No contexto de fusões e aquisições de empresas da Base Industrial de Defesa do Brasil, A MP ainda previne a desnacionalização, isto é, o risco de conhecimento, produtos, sistemas e tecnologias desenvolvidos internamente sejam perdidos para o estrangeiro”, concluiu Sanderson.

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Geórgia Moraes

Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara NotíciasAcesse aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025

MAGIA DO NATAL
Papai Noel visita polo Senador Hélio Campos do CCJuv e faz a alegria da criançada

Postado em 17 de dezembro de 2025