Pesquisar
‘INOVAÇÃO LEGISLATIVA’

Projeto de lei autoriza governo a alterar participação governamental na Caer

Proposta autoriza Executivo Estadual alienar, de forma gratuita ou onerosa, ações que lhe pertencem
Foto: Marley Lima

Compartilhe:

Por Marilena Freitas

A Assembleia Legislativa (ALE-RR) aprovou nesta quinta-feira (31) o Projeto de Lei (PL) nº 134/2022, com 19 votos, que autoriza o Poder Executivo a alterar a natureza e alienar, gratuita ou onerosamente, as participações societárias que possui na Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).

A propositura também autoriza a modificar o controle sobre a empresa, que é uma sociedade de economia mista, sendo o governo o maior acionista. O PL visa adequar Roraima ao marco regulatório do saneamento básico no Brasil.

No ano passado, a Casa Legislativa também aprovou a Lei Complementar nº 300/2021, que criou a microrregião de saneamento básico, após audiência pública, inclusive com a participação de todos os municípios. A mensagem governamental afirma a necessidade de aprovação do PL nº 134 e que a lei anterior se “mostra insuficiente com a configuração adotada pelos demais estados”.

O Executivo argumentou ainda que havia a necessidade da inovação legislativa, “para que se possam preservar os contratos e a prestação direta dos serviços públicos de saneamento básico nos municípios roraimenses, inclusive para resguardar que continuem a receber recursos federais”.

Outro
Os deputados aprovaram com 15 votos o PL nº 145/2022, de autoria governamental, que também autoriza o Poder Executivo a alienar, mediante venda ou permuta, os imóveis urbanos de propriedade do Estado, onde atualmente funciona a Cidade da Polícia, localizado na avenida Getúlio Vargas, Canarinho.

Caberá à Secretaria de Estado da Gestão Estratégica e Administração (Segad) proceder com os trâmites legais e providências relacionadas à concessão da escritura ao adquirente. O valor resultante da alienação será revertido para a construção, ampliação e melhorias da estrutura física da Polícia Civil e novo prédio da Procuradoria-Geral do Estado (Proge).

Veto
Os deputados também analisaram na sessão ordinária o veto governamental ao Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 05/2022, que altera dispositivos da Lei Orgânica da Polícia Civil (PLC-55/2001), acrescentado à norma o Departamento de Perícia Oficial, tendo como subordinados o Instituto de Criminalística, o Instituto Médico-Legal e o Instituto de Identificação, que foi aprovado em 24 de março. Por 16 votos, os deputados mantiveram o veto.

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025