Pesquisar

PERÍODO DE CARNAVAL
Procon Assembleia orienta foliões sobre direitos e cuidados durante a festividade

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Procon ALERR orienta foliões sobre direitos durante o Carnaval. – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

Com a proximidade do Carnaval, cresce a procura por fantasias e acessórios, além da movimentação em lojas de artigos para festas e agências de viagens. Diante desse cenário, o Procon Assembleia orienta os foliões sobre seus direitos, cuidados ao aproveitar promoções e esclarece regras relacionadas à política de troca em lojas físicas e virtuais durante o período festivo.

 

 

 

Roberta Glória, assistente técnica do Procon Assembleia. – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

De acordo com a assistente técnica do Procon Assembleia, Roberta Glória, é fundamental que o consumidor esteja atento a alguns detalhes no momento da compra. No caso das fantasias, por exemplo, ela destaca a importância de verificar se o produto possui selo do Inmetro e se o tamanho está adequado.

“No caso de compras em lojas físicas, se a fantasia não servir ou o consumidor não gostar e quiser trocar, isso vai depender da política de troca do estabelecimento, que pode ou não autorizar. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, lojas físicas não são obrigadas a realizar a troca. Já nas compras feitas de forma online, o cliente tem até sete dias para desistir da compra”, explicou.

Promoções

 

As promoções também atraem muitos consumidores, mas o órgão de defesa do consumidor alerta para a necessidade de atenção redobrada para evitar falsas ofertas.

“Às vezes, o consumidor vai até a loja e a promoção anunciada não existe. Em outros casos, as lojas induzem ao erro ao informar que a oferta vale apenas para produtos específicos. Por isso, é essencial que o fornecedor deixe claro o que está ou não em promoção. O consumidor deve sempre conferir os preços para evitar confusão. Em caso de divergência, ele tem o direito de pagar o menor valor”, afirmou.

Pacotes de viagens

 

Outro assunto recorrente nas reclamações recebidas pelo Procon Assembleia envolve a contratação de pacotes de viagens. Sobre isso, Roberta Glória orienta que o consumidor leia atentamente o contrato antes de assiná-lo.

“É sempre importante ler o contrato com atenção, compreender cada cláusula, pois muitas vezes a pessoa assina sem entender e depois reclama. Caso identifique alguma cláusula abusiva, o contratante pode buscar a Justiça. Se não houver irregularidade, o contrato deverá ser cumprido após a assinatura. O mesmo cuidado vale para empresas que atuam de forma remota: é preciso verificar se elas existem e se têm credibilidade, o que evita dores de cabeça”, ressaltou.

Atendimentos

 

Para registrar reclamações relacionadas a pacotes de viagens ou outros serviços, o consumidor deve procurar o Procon Assembleia munido de documento oficial com foto, comprovantes de pagamento, prints de conversas, dados da empresa, entre outros documentos que possam ser solicitados.

O órgão está localizado na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As demandas também podem ser registradas pelo site al.rr.leg.br/procon ou pelo WhatsApp (95) 98401-9465.

Movimentação no comércio

 

Helane Freire, empresária. – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

Em uma loja de artigos decorativos para festas, localizada no Centro de Boa Vista, os preparativos para o Carnaval começaram ainda em outubro do ano passado. Os produtos adquiridos de revendedores nacionais precisam, obrigatoriamente, ter o selo do Inmetro para garantir a segurança na comercialização. Segundo a proprietária do estabelecimento, Helane Freire, os itens mais procurados são fantasias infantis, maquiagens, acessórios e adereços com brilho.

“As mães já estão procurando fantasias porque muitas escolas realizam festas. Também há quem compre para aniversários, blocos de rua, festas familiares e decorações. Neste ano, apenas repus o estoque e estamos com boas expectativas, mas a maior movimentação ocorre mesmo na semana do Carnaval”, detalhou.

 

Francimeire Franklin, dona de casa. – Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR

A dona de casa Francimeire Franklin se considera uma consumidora consciente e afirma que, antes de efetuar qualquer compra, verifica principalmente a validade e o estado dos produtos.

“Eu sempre olho a validade e observo se o produto está em boas condições, se não está amassado, rasgado ou aberto. Faço isso com tudo, é um cuidado que aprendi com meus avós. No momento, estou pesquisando itens para o aniversário do meu neto e tenho essa atenção tanto com os preços quanto com a qualidade dos produtos”, concluiu.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALERR


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

PERÍODO DE CARNAVAL
Procon Assembleia orienta foliões sobre direitos e cuidados durante a festividade

Postado em 4 de fevereiro de 2026

Polícia Civil realiza solenidade de transmissão de cargo de Delegado-Geral

Postado em 4 de fevereiro de 2026

Projeto obriga farmácias do SUS a aceitarem receitas prescritas por enfermeiros

Postado em 4 de fevereiro de 2026