Pesquisar

Roraima agora tem sete municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Desde o dia 10 de dezembro, o município de Iracema passou a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro após cumprir todas as exigências técnicas estabelecidas pelo Ministério do Turismo e pelo Governo de Roraima. A inclusão é um avanço para o fortalecimento do turismo no Estado, que agora conta com sete municípios cadastrados.

Para ingressar no Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios precisam comprovar vocação turística, com atrativos e infraestrutura mínima, aderir ao Programa de Regionalização do Turismo, formalizar a IGR (Instância de Governança Regional), assinar Termo de Compromisso, cadastrar e manter atualizadas anualmente as informações no Sismapa 2.0 (Sistema do Mapa do Turismo Brasileiro) e possuir prestadores de serviços turísticos devidamente registrados no Cadastur, além de atender exigências estaduais para categorização e acesso a políticas de fomento.

Antes da inclusão de Iracema, seis municípios de Roraima estavam cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro: Boa Vista, Pacaraima, Amajari, Caroebe, Mucajaí e Rorainópolis.

Boa Vista, Pacaraima, Amajari e Caroebe já integravam o mapa há mais tempo. Em 2025, Mucajaí e Rorainópolis tiveram a documentação aprovada, fortalecendo as IGRs do Estado.

Agora, com a inclusão de Iracema na Região Turística Savana Amazônica, Roraima amplia sua presença no mapa nacional, reforçando o potencial em ecoturismo, turismo de aventura e observação da fauna e flora, a partir da valorização de seus atrativos naturais. A entrada do município só foi possível após o atendimento integral aos critérios técnicos exigidos.

O diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Bruno Muniz, destacou o empenho da gestão municipal para estruturar o setor turístico de forma adequada.

“O município de Iracema é muito visitado por turistas que buscam o ecoturismo voltado à balneabilidade, ao lazer e ao contato com a natureza, especialmente pelas cachoeiras da região. A inclusão no mapa é resultado de um trabalho técnico e organizado”, afirmou.

Com a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios passam a protagonizar políticas públicas estaduais e nacionais, podendo acessar recursos, programas e ações estruturantes para o fortalecimento do setor.

Todos os municípios cadastrados desenvolvem políticas públicas voltadas ao turismo, geram movimentação turística e contam com projetos estruturantes para a atividade. A principal vantagem de figurar no mapa está na captação de recursos, no planejamento territorial e na consolidação do turismo como vetor de desenvolvimento econômico.

MAPA DO TURISMO

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, que define áreas prioritárias para a atuação do Ministério do Turismo nas políticas públicas do setor.

O cadastramento permite a categorização dos municípios com base em indicadores de desempenho econômico do turismo, além de facilitar a gestão e a distribuição de recursos. Estar no mapa é requisito fundamental para acesso a investimentos federais e estaduais voltados ao turismo.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025