
A superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), Sonia Lucia Nunes, participou como conferencista do encerramento do VII Seminário Internacional Comunicação, Territorialidades e Saberes Amazônicos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (PPGCOM/UFRR). O encontro teve como tema “A profissão jornalista na fronteira com a Amazônia” e reuniu profissionais de diferentes estados e países.

Além de Sonia Nunes, integraram a mesa as jornalistas Juliana de Paula (Record/SP) e Norah Gamboa (Universidade Nacional Experimental Simón Rodríguez – UNESR, Venezuela), com mediação da professora Lisiane Aguiar.
Durante a conferência, Sônia Lúcia destacou o papel da TV Assembleia e da Rádio Assembleia na cobertura de pautas fronteiriças e de interesse público, ao reforçar o compromisso social da comunicação legislativa.

“Mostrei o que a TV Assembleia e a Rádio Assembleia têm feito em Roraima, especialmente sobre a fronteira. Temos mais de cem documentários e parte deles trata de temas como imigração, queimadas e meio ambiente. Nosso papel vai além de divulgar o parlamento, pois temos um compromisso social, que se realiza por meio de reportagens e documentários que provocam reflexão na sociedade”, afirmou a superintendente.
O coordenador do PPGCOM/UFRR, professor Tarcísio de Oliveira, frisou a necessidade do tema e o caráter singular do jornalismo praticado em regiões fronteiriças.

“Esse tema é muito importante por ser algo específico da nossa região. As principais emissoras e grupos de comunicação estão longe das fronteiras e discutir o jornalismo amazônico é reconhecer sua especificidade, que envolve não só a prática profissional, mas também os povos que fazem parte desse contexto: indígenas, migrantes, ribeirinhos. Foi uma palestra humana, que vai além da técnica”, destacou Oliveira.
O estudante Antônio Duarte, do curso de graduação em Jornalismo, avaliou o encontro como uma oportunidade de valorização das produções locais e lembrou com emoção o trabalho da TV Assembleia.

“É muito importante ver pessoas que trabalham na Assembleia compartilhando experiências. Tenho um carinho enorme por um documentário da TV Assembleia sobre a história do meu avô, um dos pioneiros de Roraima. Foi um trabalho que marcou nossa família e mostra o quanto a comunicação pública valoriza nossa memória”, relatou.
Outras participações

A pós-doutora Norah Gamboa (UNESR/Venezuela) apresentou pesquisa sobre a representação dos migrantes venezuelanos na mídia roraimense, ao destacar a importância da vivência prática para compreender a realidade jornalística na fronteira.
“Ser comunicadora e docente me permite uma visão ampla do jornalismo. Aqui em Roraima percebemos que a prática revela desafios que a teoria não alcança. É preciso ter um olhar crítico, de pesquisa e extensão, para compreender as realidades que estão além das redações”, explicou.

A jornalista Juliana de Paula, com 13 anos de experiência no Grupo Record em São Paulo, compartilhou a própria trajetória iniciada em Roraima e frisou o potencial dos profissionais formados na região.
“Quis mostrar aos alunos que é possível sair daqui e conquistar espaço em qualquer lugar. Quando fui para São Paulo, percebi que nossa formação é sólida e que temos total capacidade de atuar com excelência. É importante acreditar no próprio potencial e valorizar nossas raízes”, afirmou.
Reportagens e documentários da TV Assembleia
Durante o evento, Sonia Lúcia Nunes também distribuiu um material especial sobre reportagens e documentários da TV Assembleia, com destaque para produções sobre a temática fronteiriça e humanitária, como “Pacaraima: refúgio para imigrantes”, “Estrada da Esperança”, “Sem Abrigo” e “Fronteira Fechada”. As produções retratam a realidade social, econômica e ambiental das fronteiras entre Brasil, Venezuela e Guiana, o que busca mostrar o papel da comunicação pública na promoção da cidadania e da reflexão sobre os desafios amazônicos.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Nonato Souza
SupCom ALE-RR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui