Pesquisar

Polícia Civil intensifica ações educativas em Boa Vista e Caracaraí voltadas à proteção da pessoa idosa

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPIPD (Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência), segue promovendo uma série de palestras educativas dentro da Operação Virtude, iniciativa voltada à conscientização da população sobre os direitos da pessoa idosa e à orientação sobre os canais de denúncia de situações de violência.

As atividades aconteceram nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de outubro, em unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), sob a coordenação do delegado adjunto da DPIPD, Franco Ghiggi. As ações foram realizadas nos bairros Centenário, São Francisco, Cauamé e União, em Boa Vista, e também no município de Caracaraí, totalizando mais de 350 participantes entre idosos, estudantes e servidores públicos.

Na manhã de segunda-feira, a equipe da Delegacia de Proteção ao Idoso realizou palestras nos CRAS dos bairros Centenário e São Francisco, abordando temas como o Estatuto da Pessoa Idosa, os principais tipos de violência praticados contra esse público e os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100 e o número 181 da Polícia Civil.

À tarde, a ação seguiu para a Escola Estadual Militarizada João Rogélio Schuertz, em Caracaraí, com a participação do delegado Franco Ghiggi e do delegado titular do município, Bruno Gabriel. Durante a atividade, eles destacaram a importância do respeito e da valorização da pessoa idosa, além de apresentar à comunidade escolar o papel da Polícia Civil na prevenção e no combate aos crimes que afetam esse grupo vulnerável.

Segundo Franco Ghiggi, essas ações fazem parte de um trabalho contínuo de prevenção e conscientização, iniciado no começo do mês e que seguirá até o dia 30 de outubro, em diferentes pontos do estado.

“Nosso foco é orientar, prevenir e fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa. Queremos que todos saibam que existem meios seguros e acessíveis para denunciar qualquer tipo de violência. A Operação Virtude reforça o compromisso da Polícia Civil com a defesa dos direitos humanos e com o enfrentamento de crimes contra grupos vulneráveis”, afirmou o delegado.

Ainda segundo o delegado, com essas iniciativas, a Polícia Civil de Roraima se aproxima da comunidade, reforçando o caráter educativo e preventivo de suas ações e contribuindo para a construção de uma cultura de respeito, empatia e solidariedade com a pessoa idosa.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

EDUCAR É PREVENIR
Programa de combate ao tráfico de pessoas chega ao Colégio Estadual Militarizado Professora Conceição da Costa e Silva

Postado em 24 de outubro de 2025

Policiais civis participam do programa de treinamento anual de tiro

Postado em 24 de outubro de 2025

ESPAÇO MULTISSENSORIAL
ALERR promove inclusão com ambiente adaptado durante feira de construção

Postado em 24 de outubro de 2025