A partir de agora, o Grupo Folclórico Agitação Caipira é considerado como Utilidade Pública no Estado de Roraima. A iniciativa partiu do Projeto de Decreto Legislativo nº 71/2025, de autoria do deputado Chico Mozart (Progressistas), que foi aprovado de forma simbólica, durante Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), na manhã desta terça-feira, (21).
Fundado no dia 29 de outubro de 2008, o grupo está presente nas programações de festas juninas e arraiais em Roraima, assim como em outras regiões do país. O deputado Chico Mozart justificou o reconhecimento pela relevância cultural, social e comunitária do Agitação Caipira.
“Tenho muito orgulho de ser integrante dessa quadrilha, a qual eu vi crescer. Começamos no grupo de acesso e hoje estamos no grupo especial. Sempre se classificando bem nos eventos tanto da prefeitura quanto do governo. Então, com este reconhecimento, visamos alocar recursos para trabalhar ainda melhor”, disse o parlamentar durante a sessão.
Na justificativa do projeto, Chico Mozart destacou as atividades do Grupo Folclórico Agitação Caipira, como a realização de apresentações culturais em escolas, praças, comunidades rurais e eventos oficiais, além da promoção de oficinas de dança, música e teatro, voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Também ressaltou a participação do grupo em festivais estaduais e nacionais de quadrilhas juninas, levando o nome do estado a diversas regiões do país. “O reconhecimento da entidade como de utilidade pública representa não apenas o justo reconhecimento à sua trajetória de serviços prestados, mas também um importante instrumento de apoio para o fortalecimento de suas atividades, permitindo ampliar o alcance dos projetos culturais e sociais que desenvolve”, acrescentou o deputado.
Com a aprovação do decreto, além do reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade, a instituição passa a ter acesso a novos mecanismos legais para firmar convênios, pleitear emendas parlamentares e participar de editais voltados a projetos sociais.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Alfredo Maia / Giovani Oliveira-PMBV
SupCom ALERR
Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO– Leia a matéria completa aqui