Pesquisar

Iniciativa Hospital Amigo da Criança é tema de treinamento para servidores na Maternidade

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Na tarde desta terça-feira, 12, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth promoveu um treinamento de sensibilização para servidores, com foco na IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança).

A palestra teve como tema as Políticas de Amamentação e Humanização do Parto e Nascimento e ainda reforçar as diretrizes institucionais.

“Estamos informando aos servidores novamente, como parte do cronograma do Agosto Dourado. É uma ação importante para o bom andamento da Maternidade”, afirmou o diretor-geral do HMI, Manuel Roque.

Durante o treinamento, foram apresentados materiais visuais e orientações sobre a pega correta do bebê, a Lei do acompanhante (Lei nº 11.108/2005), posições para o parto e boas práticas de atendimento, ações que fortalecem tanto a campanha do Agosto Dourado quanto a política da IHAC.

Para os servidores, o treinamento representa uma oportunidade de aprimorar o atendimento e reforçar práticas que incentivam o aleitamento materno desde os primeiros momentos de vida.

“Acho importante todo mundo fazer o curso, até para todo mundo ter noção, além do pessoal que pega no pesado lá, como na enfermagem. É legal esse incentivo do bebê sair e já colocar no peito”, destacou a técnica em nutrição, Suelen Borges.

RECONHECIMENTO

A Maternidade recebe o selo há 9 anos por seguir os passos e respeitar critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância).

Saiba os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno

As unidades que seguem todos os passos para o sucesso no aleitamento materno recebem o selo IHAC, conferido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OMS (Organização Mundial de Saúde).

São os passos:

Passo 1 – Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

Passo 2 – Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política;

Passo 3 – Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;

Passo 4 – Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; conforme nova interpretação: colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto, por pelo menos uma hora e orientar a mãe a identificar se o bebê mostra sinais de que está querendo ser amamentado, oferecendo ajuda se necessário;

Passo 5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

Passo 6 – Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica e/ou de nutricionista;

Passo 7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos – 24 horas por dia;

Passo 8 – Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

Passo 9 – Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a recém-nascidos e lactentes;

Passo 10 – Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade; conforme nova interpretação: encaminhar as mães a grupos ou outros serviços de apoio à amamentação, após a alta, e estimular a formação e a colaboração com esses grupos ou serviços.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR– Leia a matéria completa aqui

PUBLICIDADE

Leia também:

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025