Pesquisar

ESCUTA PÚBLICA ALE-RR sedia ‘Encontro dos Ouvidores de Roraima’ com foco na confiabilidade e transparência | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Evento reuniu estudantes e servidores de 12 ouvidorias estaduais – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foi sede, nesta quinta-feira (27), do IX Encontro dos Ouvidores de Roraima, evento organizado pela Ouvidoria-Geral da Casa Legislativa em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE). A cerimônia reuniu ouvidores, servidores públicos e estudantes para debater a relevância da confiabilidade na atuação das ouvidorias.

Com o tema “O Papel da Ouvidoria na Construção da Confiabilidade”, o encontro proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências entre representantes de 12 ouvidorias estaduais, membros da segurança pública e lideranças indígenas.

A programação contou com a palestra ministrada pelo coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da CGU no Ceará, Leonino Rocha, que abordou o conceito de integridade como pilar da administração pública.

Leonino Rocha é auditor federal da CGU no Ceará – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Todos os agentes públicos, de uma forma geral, prestam serviço à sociedade. As decisões desses agentes têm que ser íntegras, isto é, sempre atender aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e serem voltadas aos anseios dos cidadãos. Daí a importância da integridade pública permear todos os órgãos e Poderes”, afirmou o palestrante.

O deputado Isamar Júnior (Podemos), ouvidor-geral da ALE-RR, celebrou o sucesso do encontro e ressaltou a troca de conhecimentos.

 

 

O deputado Isamar Júnior é ouvidor-geral da ALE-RR – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Estamos felizes em ter casa cheia, com a participação de diversas ouvidorias, representantes da segurança pública, povos indígenas e estudantes. Esse intercâmbio de informações é fundamental para aprimorarmos os serviços prestados pela Ouvidoria da Assembleia Legislativa”, destacou o parlamentar.

Rede estadual de ouvidorias

Durante o evento, foram discutidos temas relevantes para o serviço público, a exemplo da confiabilidade social, combate à corrupção e transparência. Para o ouvidor da CGU, Celso Duarte, o papel das ouvidorias é aproximar a gestão pública e a população.

Celso Duarte palestrou no evento e é ouvidor da CGU em Roraima – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

“Nós, a Assembleia Legislativa e as ouvidorias-gerais da União e Estado estamos unidos para trazer informações acessíveis para a sociedade. Hoje também temos dezenas de estudantes aqui participando ativamente, fazendo perguntas e certamente compreendendo melhor como funciona a administração pública, o que os torna cidadãos mais participativos”, pontuou Duarte.

 

 

 

Ouvidor-geral do Estado, Érico Veríssimo, falou das ações estaduais para aproximar cidadãos da ouvidoria – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

Já o ouvidor-geral do Estado, Érico Veríssimo, enfatizou as iniciativas inovadoras da ouvidoria estadual. “A confiabilidade é fundamental para o usuário dos serviços públicos. Por isso, estamos ampliando nossa atuação com projetos como a Ouvidoria Estudantil, combate ao assédio moral e sexual, além da criação da Ouvidoria dos Povos Indígenas. Também estamos em fase de implantação do telefone 162 para facilitar o contato da população com a OGE”, explicou.

 

 

 

Francineth Raposo é ouvidora estadual dos povos indígenas – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR

A ouvidora da Secretaria Estadual dos Povos Indígenas, Francineth Raposo, frisou ainda os desafios e avanços na participação indígena no sistema de ouvidorias. “Os povos indígenas têm uma tradição de decisões coletivas, e nossa missão é capacitá-los para utilizarem individualmente a ouvidoria como ferramenta de escuta e aprimoramento das políticas públicas”, afirmou.

 

 

 

 

Homenagens às ouvidorias estudantis

Além das discussões e palestras, o evento prestou homenagem a cinco escolas estaduais que integram o projeto Ouvidoria Estudantil da ALE-RR. Foram entregues certificados de menção honrosa às escolas Mário David Andreazza, Gonçalves Dias e Professora Maria das Neves Rezende, bem como à escola Indígena Santa Luzia (Comunidade Três Corações, do município de Amajari) e ao Colégio Militarizado Desembargador Sadoc Pereira (Alto Alegre).

Beatriz Silveira é ouvidora estudantil da Escola Indígena Santa Luzia – Daniel Berg/Ascom deputado Isamar Júnior

A estudante Beatriz Silveira, da etnia Wapichana e ouvidora estudantil da Escola Santa Luzia, comemorou os impactos positivos que o projeto levou para a comunidade escolar. “Estamos muito gratos, pois conseguimos melhorias na nossa quadra por meio da ouvidoria estudantil e isso é uma conquista para nossa escola e nossos atletas”, afirmou.

 

 

 

 

Lidiane Santos é gestora da Escola Estadual Maria das Neves Rezende – Reprodução TV Assembleia/SupCom-ALE-RR

Já a gestora Lidiane Santos, da Escola Estadual Maria das Neves Rezende, reforçou a importância da participação estudantil. “A ouvidoria estudantil permite que os alunos expressem as próprias necessidades dentro da escola. Estamos preparando nossos ouvidores para que saibam como atuar e representar os colegas”, explicou.

 

 

 

 

Encerramento e compromisso com a escuta ativa

Presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio, abordou sobre apoio da Mesa Diretora à Ouvidoria da ALE-RR – Reprodução TV Assembleia/SupCom-ALE-RR

O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), encerrou o evento ao reafirmar o compromisso do Legislativo estadual com a escuta ativa da sociedade. “Uma ouvidoria forte é essencial para um Legislativo que realmente representa o povo. Nossa missão é manter esse canal de diálogo sempre aberto e acessível para todos os cidadãos de Roraima”, concluiu.

 

 

 

 

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade, Daniel Berg e Reprodução TV Assembleia
SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025

FORMAÇÃO CIDADÃ
Parlamento Jovem Roraimense 2025 encerra atividades com solenidade na ALERR

Postado em 11 de dezembro de 2025

Valor da cesta básica apresenta redução em Boa Vista no mês de novembro

Postado em 11 de dezembro de 2025