Pesquisar

Brasil firma acordo com São Tomé e Príncipe para fortalecimento mútuo de sistemas de saúde — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Brasil e São Tomé e Príncipe vão desenvolver uma ampla cooperação para fortalecimento mútuo dos sistemas de saúde dos dois países. Um memorando com esse intituito foi assinado, nesta sexta-feira (21), pelo ministro da Saúde brasileiro, Alexandre Padilha, e pela ministra de Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades do país africano, Ilza Amado Vaz.

O memorando de entendimento prevê parcerias para recursos técnicos, tecnológicos, científicos e humanos. Também busca promover a formação de recursos humanos.

“Fiz questão de estar pessoalmente aqui pelo reconhecimento da tradição da cooperação com São Tomé e Príncipe, especialmente na área de saúde. É o meu primeiro acordo na saúde em dez dias de gestão. Tenho alegria em poder renovar esta aliança”, celebrou o ministro brasileiro, Alexandre Padilha.

A cerimônia de assinatura, que contempla diversas frentes temáticas, foi conduzida pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. “Temos um  intenso programa de cooperação técnica e temos relações históricas de grande importância. É também um momento especial porque São Tomé e Príncipe está na presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, destacou o chanceler brasileiro.

“Há uma excepcional cooperação desenvolvida entre Brasil e o nosso país. Consideramos o Brasil um parceiro estratégico, e que é preciso olhar com atenção. Queremos avançar nisso”, completou a ministra de Negócios são-tomense, Ilza Amado.

A proposta de Brasil e São Tomé e Príncipe também é desenvolver o intercâmbio de boas práticas e cooperação técnica para implementação de políticas de saúde que tragam equidade e a acessibilidade dos serviços de saúde.

ministro agenda internacional memorando.jpg
Foto: Matheus Damascena/MS

Parceria histórica

Brasil e São Tomé e Príncipe já tiveram projetos de cooperação em saúde nas áreas de malária , HIV/AIDS e doenças tropicais. Nos últimos anos, a principal área da saúde que os países têm cooperado no enfrentamento da tuberculose .

O projeto de cooperação técnica internacional “Apoio ao Programa de Luta contra a Tuberculose de São Tomé e Príncipe” possibilitou a construção e estruturação do Laboratório Nacional de Referência da Tuberculose (LNR-TB), além de ter viabilizado ações de capacitação de profissionais de laboratório, da vigilância, da gestão e da assistência às pessoas e comunidades afetadas pela doença.

Nathan Victor
Ministério da Saúde




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Estudantes de Caracaraí representam o Brasil em torneio escolar na Guiana

Postado em 16 de dezembro de 2025

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025