Pesquisar

CINOTERAPIA Crianças assistidas pelo Teamarr vivenciam momento especial com mascote da Polícia Militar | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Crianças têm momento de interação com mascote da PMRR – Foto: Eduardo Andrade

O cão Zorro, da raça Bernese Mountain Dog e mascote da Polícia Militar de Roraima (PMRR), trouxe alegria e emoção para as crianças assistidas pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na manhã desta sexta-feira (7).

Heitor Ribeiro interage com cão da Polícia Militar – Foto: Eduardo Andrade

A visita faz parte do projeto de Cinoterapia – terapia assistida por cães – da PMRR, proporcionando interação, carinho e estímulo ao desenvolvimento dos pequenos. Até os servidores da unidade aproveitaram a presença do animal, compartilhando momentos de descontração.

Impacto da Cinoterapia

Edinei Ribeiro, pai do Heitor, de 7 anos, acompanhou a interação do filho com o cão e destacou os benefícios da iniciativa.

 

 

Edinei Ribeiro é pai de Heitor, assistido pelo Teamarr – Foto: Eduardo Andrade

“Esse contato ajuda as crianças a perderem o medo, tanto dos animais quanto de outras atividades. O Heitor ficou muito empolgado ao passear com o Zorro”, contou.

Assistido pelo Teamarr há um ano, o menino já passou por sessões de fonoaudiologia e atualmente participa da Terapia ABA. Nesse período, sua evolução tem sido notável.

“Ele desenvolveu bastante a fala, pois tinha dificuldades na formação de palavras. Isso faz diferença na rotina com os coleguinhas e em outros ambientes. Sou muito grato pelo acompanhamento”, afirmou o pai.

Parceria em expansão

Essa foi a segunda visita do Zorro ao Teamarr, e a ideia, segundo a sargento PM Leilane do Espírito Santo, da equipe do Canil, é fortalecer a parceria para implantar a Cinoterapia de forma contínua.

SGT PM Leilane do Espírito Santo – Foto: Eduardo Andrade

“Queremos firmar um Termo de Cooperação e criar um cronograma de visitas regulares. A terapia assistida por cães já apresenta resultados positivos em pacientes de psicologia, fisioterapia e oncologia. Nosso objetivo é estender esse benefício ao Teamarr para contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes atípicos”, explicou.

O projeto da Polícia Militar já atende idosos, pacientes hospitalizados e crianças com deficiência assistidas por instituições públicas em Roraima.

Para Caroline Martins, servidora do setor administrativo do Teamarr, a parceria trará ganhos significativos.

Servidora do setor administrativo do Teamarr, Caroline Martins – Foto: Eduardo Andrade

“A presença do Zorro estimula a socialização das crianças, que perdem o medo e interagem mais. Além disso, a visita torna o ambiente ainda mais acolhedor”, destacou.

Sobre o Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), oferece atendimento especializado para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além de terapias, o espaço realiza encaminhamentos e capacitações para familiares e profissionais da saúde.

Os atendimentos são personalizados, incluindo suporte de nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, neuropsicólogos, educadores físicos, assistentes sociais e consultoria jurídica. O programa também acolhe adultos e pais.

Os serviços são gratuitos e disponíveis na nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025