Pesquisar

MinC avança na estruturação da Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares — Agência Gov

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A quarta reunião do Grupo de Trabalho (GT) responsável por elaborar a Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares foi realizada nesta quarta-feira (26), no Ministério da Cultura (MinC). Durante o encontro, os participantes aprovaram a ata da terceira reunião do GT, realizada em janeiro de 2025, e avançaram no debate sobre a estrutura da nova política, consolidando mais um passo no processo de formulação.

Entre os principais pontos discutidos, foi aprovada a minuta dos Objetivos que irão nortear a Política Nacional. Também foram apresentados os eixos e um sumário executivo preliminar da política, que seguem para contribuições do grupo antes da versão final.

Outro tema importante foi sobre o Marco Legal sobre a Proteção dos Conhecimentos Tradicionais e Expressões Culturais e Populares, conduzida pela Secretaria de Direitos Autorais e Intelectuais do MinC com as contribuições do Grupo de Trabalho. A proposta busca estabelecer um conjunto de medidas para fortalecer a salvaguarda dos conhecimentos e práticas culturais de comunidades tradicionais.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, destacou a importância da política para o reconhecimento e valorização das culturas populares e tradicionais, mas também reforçou a necessidade de ações concretas durante o processo de construção.

“A gente tem que elaborar essa política e, ao mesmo tempo, já ter resultados porque é muito difícil falar para os mestres e mestras que está sendo construída uma política, quando as pessoas já estão precisando de ações. Essa política tem que salvaguardar, valorizar, reconhecer os mestres e mestras, mas também contribuir para a dignidade em suas vidas”, afirmou Márcia.

O GT, instituído pela Portaria nº 151/2024, reúne representantes do Sistema MinC e de outros 18 ministérios, além de entidades culturais, pesquisadores e mestres e mestras de todas as regiões do Brasil. O grupo segue trabalhando na consolidação de um marco legal e um plano de implementação da política, com previsão de novas deliberações na próxima reunião, marcada para março.

A Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares tem sido amplamente debatida em diversos espaços, incluindo a 4ª Conferência Nacional de Cultura, onde foi aprovada como uma das 30 propostas prioritárias para o novo Plano Nacional de Cultura (PNC). Além disso, escutatórias regionais realizados pelo MinC reuniram mais de 1.200 participantes e 2024 e seguem em 2025 por todos os estados do Brasil, garantindo que a formulação contemple a diversidade e as especificidades de cada território.

Com os avanços conquistados na reunião, o MinC reafirma seu compromisso em construir uma política pública abrangente e participativa, voltada para a valorização, proteção e fortalecimento das culturas populares e tradicionais no Brasil.

26.02.2025- Reunião do GT Culturas Tradicionais e Populares




Fonte Notícias/imagens: Agência GOV da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – Leia Mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025