Pesquisar

ACESSIBILIDADE Alunos de Libras da UFRR acompanham interpretação de audiência pública na ALE-RR | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A TV Assembleia recebeu, na manhã desta terça-feira (10), acadêmicos do curso de Libras da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para acompanharem a interpretação de uma audiência pública na Casa.

Alunos da UFRR conhecem estúdios da TV Assembleia – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

O momento ocorreu como forma de imersão acadêmica para os discentes, que cursam o segundo semestre. A ideia é mostrar o alcance da acessibilidade e a necessidade de mais profissionais que auxiliam as pessoas com deficiência auditiva.

Conforme explicou a diretora de Rádio e TV da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Camila Dall’Agnol, a emissora se tornou referência em transmissões com acessibilidade ao público.

 

 

Camila Dall’Agnol, diretora de rádio e tv – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Ainda não temos em toda a nossa programação, mas já temos em nossas sessões ao vivo e programas, a interpretação de Libras. Então ficamos muito satisfeitos em ser referência quando o assunto é inclusão, e recebê-los é muito importante para troca de informação, ideias e conhecimento”, destacou.

O professor Miqueias Ambrósio foi o responsável por levar os alunos aos estúdios da TV Assembleia. Ele afirmou que o objetivo da visita é contribuir para a formação dos profissionais.

 

 

 

Professor de Libras, Miqueias Ambrósio – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Durante essa experiência, terão a oportunidade de interagir com diversos profissionais do cenário, não apenas tradutores intérpretes, mas também outros atuantes da área. Isso permitirá que se familiarizem com a prática, conectando a teoria aprendida na academia com a realidade do mercado, enriquecendo sua formação e preparando-os para uma atuação futura mais qualificada”, disse.

Matheus Soares é um dos estudantes que participaram da visita. Ele frisou que conhecer o trabalho da emissora abriu novos olhares para opções de trabalho após a formação acadêmica.

 

 

Matheus Soares, aluno de Libras – Foto: Nonato Sousa/SupCom-ALE-RR

“Foi muito interessante estar aqui para observar os intérpretes em ação nesta audiência pública, analisando as estratégias que utilizam. Essa experiência, alinhada às disciplinas que estamos cursando, é enriquecedora. Seria excelente se tivéssemos essa oportunidade todo semestre, pois observar agora ajuda a nos preparar para atuar no futuro, aprimorando nossa prática e, quem sabe, superando o que vemos hoje”, conclui.

 

 

 

 

 

 

A TV Assembleia (canal 57.3) inseriu a interpretação de Libras na programação da emissora em março deste ano, sendo o canal de maior alcance com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

 

 

 

 

Texto: Bruna Cássia

Fotos: Nonato Sousa

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025

MAGIA DO NATAL
Papai Noel visita polo Senador Hélio Campos do CCJuv e faz a alegria da criançada

Postado em 17 de dezembro de 2025