Pesquisar

HGR recebe treinamento sobre monitoramento remoto e identificação precoce de riscos para pacientes em UTI

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Os profissionais do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) participam nesta semana da UTI Conectada, um treinamento focado em aprimorar o monitoramento remoto e a identificação precoce de riscos para pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva.

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o projeto é realizado em parceria com a Fundação Zerbini e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O treinamento será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, no auditório do HGR.

De acordo com a enfermeira intensivista e organizadora do evento em Roraima, Paula Lopes, a UTI Conectada abordará temas relevantes para os profissionais que atuam na UTI, com destaque para simulações de sepse, sequência rápida de IOT (Intubação Orotraqueal), técnicas e práticas de Tomógrafo de Impedância e posição prona.

“A sepse, que é uma infecção generalizada, é responsável por grande parte das internações em UTI. O paciente requer monitorização contínua e cuidados intensivos. A importância desse treinamento é que nos permitirá reciclar conhecimentos e proporcionar um atendimento ainda mais qualificado aos pacientes da UTI do HGR”, reforçou.

Cerca de 100 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e técnicos, participarão do treinamento.

A equipe multiprofissional do HGR também será capacitada no uso do tomógrafo de impedância, que será implantado nesta semana. Esse equipamento utiliza sinais elétricos de alta frequência e baixa intensidade para fornecer imagens em tempo real da respiração do paciente, permitindo uma avaliação contínua do desempenho pulmonar.

PUBLICIDADE

Leia também:

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025