Pesquisar

QUEM PAGA A CONTA? | Escolas estaduais apresentam resultados de projeto de uso e reuso de água

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 14, escolas estaduais da capital apresentaram os resultados do projeto “Uso e reuso da água na escola”. Quem paga a conta?”, lançado em março pelo Governo do Estado por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a Caer (Companhia de Água e Esgotos de Roraima).

 

O evento aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima. Estiveram presentes o secretário-adjunto da coordenação dos colégios militarizados estaduais, José de Souza, o diretor-presidente da Caer, James Serrador, a diretora do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) Rosilda Garcia, a chefe da Diab (Divisão de Educação Ambiental e Temáticas) Naiva Pereira, gestores, professores e alunos das escolas participantes.

 

Foram 16 escolas que participaram do projeto piloto apresentaram resultados positivos. Mais de 14,9 mil estudantes participaram ativamente do projeto. As escolas diminuíram consideravelmente o valor da conta de água após adotarem estratégias do uso consciente pela comunidade escolar.

 

“Com o projeto, mostramos a grande transformação da cultura do uso da água nas escolas evidenciando as ações dentro do contexto educacional. Precisamos mobilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da água”, disse a diretora de Desenvolvimento de Políticas Educacionais da Seed, Rosilda Garcia.

 

O presidente da Caer, James Serrador, explicou que o projeto é uma semente plantada pelo governador Antonio Denarium, percebendo o alto valor das contas de água nas escolas estaduais.

 

“Estou satisfeito com o resultado das escolas, com redução significativa do consumo de água. Revisar as instalações hidráulicas, fazendo a participação efetiva dos alunos, fazendo o uso racional da água mostra o zelo pelo recurso público”, disse o diretor-presidente da Caer.

 

Em três meses de projeto, houve uma diminuição substancial do consumo da água e das infiltrações em torno dos prédios escolares.

 

Dentre as unidades de grande porte (com mais de 2 mil alunos), o Colégio Estadual Militarizado Professor Severino Gonçalves Gomes Cavalcante foi a que mais conseguiu economizar na conta de água com uma diferença de mais de 82% da primeira para a última conta analisada no projeto seguindo das Escolas Estaduais Jesus Nazareno de Souza Cruz, Professora Raimunda Nonato Freitas da Silva, Dom José Nepote e Oswaldo Cruz.

 

A ação é uma iniciativa do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e é desenvolvida em 16 escolas da capital, sob coordenação da Divisão de Educação Ambiental.

 

O PROJETO

 

A primeira etapa ocorreu no lançamento quando as equipes gestoras das escolas participantes organizaram os projetos que hoje são desenvolvidos. Junto a esse planejamento a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, parceira da iniciativa, realizou palestras educativas sobre o tema.

 

No mês de abril, a equipe da Divisão de Educação Ambiental acompanhou as escolas e entregou as contas de água do mês de março para observação do consumo. 

 

Durante o mês de maio, terceira etapa, novamente ocorreu o monitoramento e entrega das contas de água do mês de abril.

 


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025