Pesquisar

ECONOMIA NO BOLSO Lei sancionada concederá desconto de até 10% no pagamento de cota única do IPVA | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Com aprovação no Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e posterior sanção governamental, a Lei 1.835/2023 traz um importante benefício para os proprietários de veículos do Estado. A nova norma prevê a concessão de um desconto de até 10% no pagamento em cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

De autoria do deputado Marcos Jorge (Republicanos), o projeto pretende facilitar o cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes, bem como incentivar a regularização dos veículos.

“Após a pandemia, os valores dos carros novos e usados subiram bastante e a população ficou com um imposto muito elevado. Com a aprovação desta lei, buscamos aliviar o bolso do contribuinte, estimulando o pagamento do IPVA em dia, reduzindo a inadimplência e aumentando a arrecadação do Estado. Além disso, a medida reduz o peso das multas no bolso do cidadão e evita problemas com as autoridades de trânsito”, destacou Jorge.

A notícia da aprovação da lei também foi bem recebida pelos proprietários de veículos. Sander Level, motorista de aplicativo, elogiou a iniciativa parlamentar. “Qualquer redução de impostos é sempre bem-vinda. O desconto no IPVA é uma ótima oportunidade para economizar e direcionar esse valor para outras despesas do veículo. Com certeza, essa medida vai ajudar toda nossa classe, seja de táxi convencional, lotação e até mesmo os motoristas de aplicativo”, disse.

Entretanto, o chefe da Divisão de Arrecadação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Tonzé Albuquerque, alertou que o desconto não será implementado de forma imediata. “Como a lei foi aprovada este ano, os efeitos financeiros serão sentidos pela população somente em 2024. Além disso, o governo deve emitir um decreto regulamentando a matéria”, informou.

Albuquerque ressaltou ainda que o IPVA é uma das principais receitas tributárias de Roraima e contribui não apenas para o desenvolvimento do Estado. “A receita oriunda do IPVA auxilia na manutenção das despesas estaduais, a exemplo de saúde, educação e segurança. Metade do que é recolhido é destinado ao município no qual o veículo está registrado, ou seja, as prefeituras também têm interesse na regularização no intuito de aumentar a própria arrecadação”, explicou.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025