Pesquisar

AGRICULTURA FAMILIAR INDÍGENA | Produtores da Guiana visitam projeto de grãos na comunidade Jabuti

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Uma comitiva de produtores rurais indígenas da Guiana esteve em Bonfim, nesta terça-feira, dia 27, visitou a comunidade Jabuti, onde o Governo de Roraima, por meio da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), implantou o projeto de grãos, que tem apoio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) e Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural).

 

O intercâmbio com os produtores guianenses favoreceu conhecimentos específicos sobre a produtividade indígena, analisando o funcionamento e os resultados empreendidos pelos agricultores locais.

 

Na oportunidade, o secretário da Seapi, Terêncio Tadeu, destacou os projetos do Estado em territórios indígenas com a Agricultura Familiar. “O Governo de Roraima tem desenvolvido um trabalho forte com os pequenos produtores, assegurando assistência técnica e mecanização, além dos projetos de avicultura, piscicultura, grãos, mandiocultura, suinocultura, fruticultura e hortas medicinais”, afirmou.

 

O cônsul-geral da Guiana, Rodger King, avaliou o intercâmbio com positividade. “Esta colaboração é um passo importante para os produtores da região nove do Rupununi, sendo Roraima um grande parceiro com a segurança alimentar guianense. Hoje, aprendemos algumas metodologias que vão favorecer as nossas culturas, além dos processos de incentivos do Governo do Estado com a população rural”, complementou.

 

Para o coordenador do Projeto de Grãos no Jabuti, Fernando Jacó, é preciso entender o programa e dar continuidade aos serviços de forma autônoma. “Com os insumos, sementes, treinamento e equipamentos que recebemos do Governo do Estado, trabalhamos para assegurar a sustentabilidade e economia nas comunidades. Dessa forma, até mesmo na escola os nossos alunos aprendem sobre produção primária, tanto literal quanto prática. E hoje, toda a nossa produção, além de suprir as necessidades locais, também abastece a Capital e demais regiões, seja com carne de gado, peixe, frango, porco, verduras e frutas”, reforçou.

 

O coordenador técnico da Seadi, Eduardo Oestreicher, também pontuou a iniciativa do consulado guianense em replicar as referências de organização e infraestrutura desempenhadas pelo Governo de Roraima que favorecem o crescimento econômico do Estado.

 

“A oportunidade deu à comitiva a chance de observar a evolução de uma produção de milho iniciada há três anos com 30 hectares, sendo que hoje a comunidade já planta cerca de 83 hectares. Com o Projeto de Grãos, o Governo do Estado tem trabalhado em campo também com técnicos agrícolas que efetuam instruções, motivando os serviços de desenvolvimento. E assim, a comunidade vem evoluindo, também investido no futuro dos estudantes que já na escola vem trabalhando projetos sustentáveis, visando mais conhecimento, infraestrutura de equipamentos, livros e melhor qualidade nutricional”, enfatizou.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025

RECONHECIMENTO
ALERR homenageia médicos que realizaram 1º mutirão de cirurgias de hérnias em RR

Postado em 12 de dezembro de 2025

Polícia Militar de Roraima lança operação que reforça segurança durante período de fim de ano

Postado em 12 de dezembro de 2025