Pesquisar

REFORMA TRIBUTÁRIA ALE-RR promove audiência pública para debater possíveis impactos financeiros ao Estado, caso PL e PECs sejam aprovados | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promove nesta segunda-feira (12), a partir das 10h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, a audiência pública “Perspectivas e Desafios da Reforma Tributária Nacional para o Estado de Roraima”.

O encontro irá discutir os possíveis impactos que o Projeto de Lei (PL) nº 3.887/20 e as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) nº 45/19 e 110/19, ambos sobre a Reforma Tributária, poderão causar ao Estado, caso sejam aprovados, devido às especificidades da região, bem como avaliar as consequências locais.

Conforme a autora do requerimento, deputada Tayla Peres (Republicanos), apesar de ser um debate em nível nacional, é necessário trazer o assunto para Roraima.

“Nós precisamos trazer esse tema aqui para a Assembleia, para que possamos opinar, sugerir e tirar dúvidas para que, ao final [da audiência], possamos oficializar e enviar ao cenário nacional nossas ideias, o que achamos e precisamos”, esclareceu.

 

Segundo justificativa do requerimento, existem três propostas de Reforma Tributária em andamento no Congresso: o PL nº 3.887/20, que institui a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), e as PECs nº 45/19 e nº 110/19, que alteram tanto o Sistema Tributário Nacional quanto a reforma tributária, para extinguir tributos e criar o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), respectivamente.

“Sendo assim, a necessidade de ouvir convidados em suas respectivas áreas de atuação contribuirá para esclarecer e informar a população acerca das mudanças e impactos diretos na sociedade roraimense”, cita trecho do documento.

Irão palestrar o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos de Roraima (Sindifisco), Jorgen Henrique Teixeira, e o diretor para assuntos parlamentares e relações institucionais do Fenafisco, Celso Malhani de Souza.

Foram convidados, também, o governo do Estado, senadores, deputados federais, auditores fiscais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Roraima, dos Conselhos de Economia e de Contabilidade, os secretários de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (Seplan), prefeituras de Boa Vista e Bonfim, entre outros.

Texto: Suzanne Oliveira

Fotos: Jader Souza/ Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025

MAGIA DO NATAL
Papai Noel visita polo Senador Hélio Campos do CCJuv e faz a alegria da criançada

Postado em 17 de dezembro de 2025