Pesquisar

PPA PARTICIPATIVO | Governador Denarium participa de plenária para elaborar demandas de Roraima

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O governador Antonio Denarium participou nesta sexta-feira, 2, da mesa de abertura da plenária estadual do PPA (Plano Plurianual) Participativo 2024-2027, instrumento do Governo Federal que prioriza os programas de gestão em distintas áreas para os próximos quatro anos.

 

As plenárias estaduais são os momentos voltados à participação social na elaboração do PPA, que pretende discutir o Orçamento da União com entidades das esferas estaduais e municipais de Governo, além de movimentos sociais nas 27 unidades federativas brasileiras.

 

O evento desta sexta-feira, que ocorreu no Teatro Municipal de Boa Vista, contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e do secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, além de autoridades políticas, entidades e representantes de organizações sociais de Roraima.

 

O governador Antonio Denarium afirmou na cerimônia que o planejamento para os próximos quatro anos é de fundamental importância para Roraima, e por isso os órgãos estaduais se reuniram para realizar o cadastramento de demandas junto ao Governo Federal.

 

“De nossa parte, dentre várias ações que colocamos para serem consideradas no PPA, duas das mais urgentes são a restauração total da BR-174 e que Roraima esteja interligado ao Sistema Integrado Nacional de Energia Elétrica”, disse o governador.

 

“É fundamental que tudo seja construído a partir do diálogo, da inclusão das pessoas nas discussões e nas decisões dos rumos que estão sendo planejados para o nosso País e para o nosso Estado”, reforçou Denarium durante discurso.

 

O ministro Márcio Macêdo explicou que o PPA Participativo é uma maneira de que as “impressões digitais” do povo possam estar no planejamento dos próximos quatro anos de gestão administrativa do País, medida feita em parceria com o Ministério do Planejamento.

 

“Essa combinação faz com que a gente tenha o maior planejamento participativo da história do Brasil, que não seja feito apenas pela equipe técnica e pelos ministros, mas feito em conjunto da população. Estamos fazendo com a plataforma digital, ouvindo conselhos e representações de movimentos sociais além das plenárias presenciais como esta de Roraima”, disse.

 

Macêdo afirmou ainda que entende como prioridades algumas questões específicas demandadas pelo Estado, como a necessidade de recuperar a malha viária federal e conectar Roraima ao sistema de energia, cujas obras devem continuar e estão sendo acompanhadas pelo Governo Federal.

 

“Recebi as demandas sobre essas obras que certamente serão consideradas e acompanhadas pelo Governo. O PPA participativo é uma oportunidade de convidar e convocar a população para definir o próprio destino. Se você chama a população para dizer as prioridades, a chance do Governo acertar são maiores”, declarou.

 

O PPA

 

O Planejamento Plurianual é uma ferramenta que integra a base do planejamento orçamentário da união a médio prazo, estabelecido em lei a cada quatro anos e está previsto no artigo 165 da Constituição Federal.

 

O instrumento também visa uma maior integração de atividades públicas e evita a duplicidade de ações entre diferentes níveis de governos, fortalecendo mecanismos de intervenção por meio da avaliação dos resultados.

 

Com o PPA, o Executivo federal terá subsídios e uma base concreta de informações para construir um documento que verdadeiramente atenda a população. As cinco propostas mais votadas serão apresentadas pessoalmente pelos autores ao presidente Lula no último Fórum Interconselhos, que está previsto para agosto.

 

Para tornar o processo mais participativo, o Governo Federal estipulou que ocorra consulta popular por meio do site Brasil Participativo. Por ele, qualquer brasileiro pode eleger três programas do planalto como prioritários, além de apresentar três propostas e votar em outras três.

 

GOVERNO DO ESTADO

 

O Governo de Roraima submeteu algumas propostas essenciais para o desenvolvimento do Estado, que podem ser votadas pelo Brasil Participativo. São elas:

 

– A restauração/conservação da BR-174 de Roraima: do trecho km 0 (divisa com Amazonas) ao km 719 (Brasil-Venezuela). Link para votação

 

– A interligação do sistema nacional por meio do linhão de tucuruí) com 715 km de extensão entre amazonas e roraima. Link para votação

 

Além de outras propostas:

 

– Infraestrutura – Instalação de kit de geração de energia fotovoltaica em comunidades e escolas estaduais indígenas de Roraima. Link

 

– Saúde – Criar o Hospital Universitário Federal em Roraima. Link

 

– Educação – Fortalecimento da educação indígena escolar em Roraima. Link

 

– Desenvolvimento – Promover o desenvolvimento regional sustentável com base na regularização fundiária e na assistência técnica e extensão rural pública. Link

 

– Segurança – Fortalecimento e desenvolvimento da segurança nas faixas de fronteira em Roraima. Link

 

– Bem-Estar – Fortalecimento do Minha Casa, Minha Vida e do Morar Melhor. Link

 

– Ciência & tecnologia – Ampliar, fortalecer e integrar a infraestrutura de dados para maior conectividade regional e fronteiriça, especialmente para Roraima. Link


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025

MAGIA DO NATAL
Papai Noel visita polo Senador Hélio Campos do CCJuv e faz a alegria da criançada

Postado em 17 de dezembro de 2025