Pesquisar

ATO DE AMOR | Hemoraima convoca doadores para reforçar estoque de sangue

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Doar sangue é um gesto que salva vidas, no entanto, o período de inverno tem causado grande impacto no comparecimento de doadores ao Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), unidade responsável pelas demandas de sangue da rede hospitalar pública e privada do Estado.

 

Por conta do baixo estoque, a unidade vem reforçando a sensibilização da população no sentido de evitar um desabastecimento, principalmente para o atendimento das demandas mais urgentes.

 

“O número de voluntários tem diminuído por conta do período chuvoso, porque muitos doadores se tornam inaptos temporariamente por conta das gripes”, explicou a enfermeira da captação de doadores do Hemoraima, Liliana Bezerra.

 

Para ser doador é preciso ter a partir de 16 anos até os 69 anos, caso seja menor de idade será necessário estar acompanhado de seu tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.

 

Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação.

 

Liliana ressalta ainda a importância de sensibilizar a população sobre a doação de reposição. O procedimento é feito em nome de paciente que passará por uma cirurgia de médio ou grande porte.

 

“[Em caso de complicações] Se não houver sangue suficiente no dia da cirurgia, o procedimento pode ser suspenso por questão de segurança para o próprio paciente. Por isso a importância de as pessoas se mobilizarem previamente para que a cirurgia aconteça sem maiores problemas”, completou a enfermeira.

 

O Hemoraima fica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Roraima agora tem sete municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro

Postado em 19 de dezembro de 2025

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025