Pesquisar

ABRIL VERDE | Roda de conversa aborda a saúde e segurança do trabalhador

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com o MPT-RR (Ministério Público do Trabalho em Roraima), realizou na manhã desta sexta-feira, 28, uma roda de conversa para discutir a saúde e a segurança do trabalhador. Atividade encerra as ações da campanha Abril Verde em Roraima.

 

A atividade, iniciada no último dia 25, contou ainda com a presença de representantes de organizações da sociedade civil.

 

A coordenadora da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Valdirene Oliveira, representou a Sesau na discussão e falou um pouco sobre a preocupação da pasta com a saúde do trabalhador.

 

“A Sesau sempre foi importante nesse processo, porque nós temos o Cerest-RR [Centro de Referência em Saúde do Trabalhador], que cuida da vigilância e saúde do trabalhador. Essa unidade tem sido muito exitosa porque amarramos pontos estratégicos para melhorar a saúde dos nossos servidores”, disse.

 

O procurador do Trabalho do MPT-RR, Pedro Faccioli, conta que é essencial o diálogo com os órgãos públicos sobre o assunto, para garantir um meio de ambiente de trabalho adequado para servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.

 

“Nós atuamos fortemente para garantir um meio ambiente de trabalho adequado para os trabalhadores. É muito importante estreitar esses laços de diálogo para que a Sesau possa aprimorar as políticas que adota, conforme os posicionamentos do Ministério Público do Trabalho”, disse.

 

CAMPANHA

 

A campanha Abril Verde é promovida pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). O mês foi escolhido por conter duas datas importantes sobre o tema acidentes de trabalho: o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, ambas celebradas no dia 28.

 

CEREST-RR

 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Roraima é o centro especializado na promoção de ações voltadas para a saúde do trabalhador, atuando também no monitoramento dos agravos e acidentes relacionados ao trabalho.

 

O Cerest é a retaguarda especializada do SUS (Sistema Único de Saúde), é vinculado à Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde) e auxilia a rede para realização de Nexo Epidemiológico: investigar se o adoecimento do trabalhador está relacionado ao trabalho ou não.

 

A unidade conta com equipe multidisciplinar (médico, enfermeiros, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogos, dentista e assistentes sociais) todos para dar suporte técnico à saúde dos trabalhadores públicos ou privados.

 

A unidade fica localizada na rua Rocha Leal, no bairro São Francisco, em Boa Vista. O Estado possui dois Cerest regionais, que são o Centro-Norte e o Sul. O horário de funcionamento é das 7h30 até 13h30.

 


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

Governo de Roraima conclui entrega de brinquedos nos municípios do interior

Postado em 15 de dezembro de 2025

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025