Pesquisar

MAIS ALTA HONRARIA Ministro do TCU e consultor legislativo do Senado recebem da ALE-RR título de cidadão benemérito | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Jhonatan de Jesus e o consultor legislativo do Senado Federal Diego Prandino receberam nesta quinta-feira (20), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o título de cidadão benemérito, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo.

 

A cerimônia ocorreu no Plenário Noêmia Bastos Amazonas e contou com autoridades e convidados. A distinção é entregue a personalidades que, de alguma maneira, prestaram serviços relevantes à sociedade. Para o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), os homenageados contribuíram para o desenvolvimento do Estado.

 

“Diego Prandino é um planejador e organizou as finanças de Roraima com o governador Antonio Denarium, com todo o trabalho articulado pelo [ex-]deputado Jhonatan [de Jesus] e o senador Mecias para alocação de recursos, em especial para a agricultura familiar, e a Lei das Terras”, salientou Sampaio.

 

 

Jhonatan de Jesus é mestrando em administração pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Foi deputado federal por Roraima de 2010 a fevereiro de 2023, reeleito quatro vezes. Em março deste ano, foi eleito para assumir uma vaga de conselheiro no TCU, se tornando o primeiro roraimense a compor a Corte de Contas do país.

 

Ele é autor da Lei Federal nº 14.004/2020, conhecida como Lei das Terras, que possibilitou a Roraima a execução de programas de regularização fundiária com transferências definitivas de terras da União para os domínios do Estado.

 

Durante discurso, Jhonatan agradeceu o apoio de parlamentares e autoridades estaduais na efetivação de trabalhos e políticas públicas, e ao amigo deputado Marcos Jorge (Republicanos), autor do decreto legislativo para a concessão do título de cidadão benemérito.

“Sempre me dediquei a discutir e aprovar recursos para que fosse possível melhorar a condição de vida do povo de Roraima. Desde março deste ano, assumi um novo desafio, fui eleito pelo Congresso Nacional ministro do Tribunal de Contas da União, e tenho trabalhado pelo nosso país sem deixar de zelar pelo meu querido Estado”, disse.

 

 

Contribuições estas que, segundo Marcos Jorge, resultaram na indicação para o TCU e no reconhecimento da atuação do amigo. “Além do trabalho em prol do povo de Roraima, como a transferência de terras, Jhonatan foi o idealizador do programa Polícia na Rua, modernizou a UFRR [Universidade Federal de Roraima] com mais de R$ 19 milhões em emendas, a saúde estadual, entre tantas outras realizações”.

 

 

O consultor legislativo do Senado Federal Diego Prandino é especialista em finanças públicas e em contabilidade pública. Em 2018, a convite, assumiu o cargo de adjunto da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado, no período de intervenção federal, posteriormente assumindo a titularidade da pasta.

 

Naquele período, auxiliou Roraima a subir para a nota A na Secretaria do Tesouro Nacional, deixando o Estado na máxima da capacidade de pagamento. Prandino iniciou os estudos preliminares para a reforma administrativa da Seplan [Secretaria Estadual de Planejamento].

“Minha fala é de gratidão. Dei o meu máximo ao longo dos anos trabalhando no governo para que as demandas da população fossem respondidas, seja atendendo a um cidadão na Seplan, seja pensando políticas públicas para a administração do nosso Estado”, complementou Prandino durante discurso na tribuna da ALE-RR.

 

 

Autor da matéria de origem da honraria, o deputado Jorge Everton (União) lembrou dos caminhos percorridos por Diego Prandino em Roraima, desde o momento econômico mais crítico vivenciado pelo Estado.

“Reorganizou as contas públicas. Vivíamos momentos de caos, quando não se pagava nem salário, e ele veio como adjunto do então secretário Marcos Jorge, e juntos trouxeram solução para as contas de Roraima. Agora, ele nos deixa para trabalhar com o nosso ministro Jhonatan em Brasília”.

 

 

 

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Jader Souza/ Marley Lima

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Roraima agora tem sete municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro

Postado em 19 de dezembro de 2025

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025