Pesquisar

RECONHECIMENTO TV Assembleia homenageia povos indígenas com estreia de documentário | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

O documentário “Kauwê: Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável em Terra Indígena”, produzido pela TV Assembleia (57.3), da Assembleia Legislativa de Roraima, irá ao ar nesta sexta-feira (21), a partir das 13h30, com reprise às 17h e 22h, com 30 minutos de duração.

 

 

O filme homenageia o Dia dos Povos Indígenas, comemorado no Brasil em 19 de abril, e narra os atrativos da Comunidade Indígena Kauwê, localizada a seis quilômetros da sede do município de Pacaraima, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, como a produção própria de café, de alimentos e o potencial turístico do local. A equipe passou três dias imersa na cultura dos Kauwê, que é formada por 52 famílias.

Entre os personagens, está o tuxaua Anísio Pedrosa Lima, que contou desde o planejamento para a formação da comunidade. A ideia principal era explorar o turismo como forma de subsistência.

 

“Organizamos o turismo que tem deixado renda. A comunidade tem 15 anos e estamos nos adequando”, disse. Após a homologação das terras, eles absorveram a produção de café deixada pelos não índios. “Queremos fazer valer e dizer que em terra indígena também se produz”, acrescentou.

 

 

A microempresária Ana Calleri é responsável pela divulgação do café Imeru, de produção local. Em macuxi, o nome significa cachoeira. “Todos que chegam aqui por causa do café, chegam para ajudar”. No começo, segundo ela, a família não conhecia o processo, mas foi com a ajuda de um amigo que as perspectivas mudaram.

 

 

O jornalista Willians Dias é o responsável por contar a história da comunidade, da gestão e organização para exportação de produtos e recepção de turistas em busca de cachoeiras para o turismo de lazer e ecológico.

“A comunidade se tornou um exemplo pela produção de café de alta qualidade aqui e isso tem ganhado o mercado local, muitas pessoas vão até lá para conhecer o produto, o que ele tem de especial”. Ele destacou ainda que frutas, como o cupuaçu, banana e a graviola, também são produzidas na localidade.

 

A proposta é mostrar o potencial econômico da região para o sustento e manutenção das famílias da etnia macuxi. “A TV Assembleia tem essa preocupação de mostrar para o restante do país a nossa gente. Temos um Estado que é predominantemente indígena”, salientou Dias.

 

A escolha do tema, conforme o editor-chefe da TV Assembleia, Johann Barbosa, ocorreu após análise de demandas que chegaram à Assembleia Legislativa. “São várias mãos fazendo o documentário dar certo. São demandas que chegam pelos parlamentares, por pessoas que acompanham nosso trabalho, internas nossas de produção, assuntos que chegam por terceiros”.

Ficha Técnica:

 

– Documentário – Kauwê: Empreendedorismo e Desenvolvimento Sustentável em Terra Indígena

– Duração – 30 minutos

– Reportagem – Willians Dias

– Produção – Willians Dias e Priscila Araújo

– Imagens – Emackson Sarmento

– Apoio Técnico e drone – Ramires Assis

– Edição de imagens – Eduardo Maduro

– Edição de texto – Camila Dall”Agnol

– Revisão – Johann Barbosa

– Diretor de Programação – Bruno Almeida

– Diretora da TV e Rádio Assembleia – Camila Dall”Agnol

– Superintendente de Comunicação – Sônia Lúcia Nunes

ALE-RR e as políticas públicas para os povos indígenas

Na Assembleia Legislativa ocorrem as votações de matérias em prol da população. Além das deliberações de projetos, na Casa existe a Comissão Permanente de Políticas Indigenistas.

 

“Não dá para falar de Roraima sem falar dos povos originários, das diversas etnias. Isso faz parte do nosso Estado, do nosso dia a dia, da vida política roraimense. Temos uma comissão permanente presidida pelo deputado Dr. Meton, com muito acesso às comunidades indígenas, e está fazendo um bom trabalho”, ressaltou o presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

 

A comissão é composta pelos deputados Dr. Meton (MDB) – presidente; Armando Neto (PL) – vice-presidente; Marcelo Cabral (Cidadania), Soldado Sampaio (Republicanos) e Odilon Filho (Podemos), membros.

 

“É uma comissão que tem muito trabalho pela frente. Hoje, ela não tem proposição em trâmite, mas busquei o contato com as lideranças para que juntos possamos traçar um trabalho, e queremos ser parceiros das comunidades”, afirmou Dr. Meton.

 

 

Leis aprovadas na Assembleia Legislativa de Roraima:

·         279/2000 – dispõe sobre a criação da Secretaria de Estado do Índio – de autoria do Poder Executivo;

·         864/2012 – dispõe sobre o Programa Estadual de Incentivo à Produção em Comunidades Indígenas – de autoria dos ex-deputados Chico Guerra e Jalser Renier;

·         942/2013 – institui o Programa de Incentivo e Apoio à Produção Agrícola Familiar e Indígena no Estado de Roraima – de autoria do Poder Executivo;

·         1180/2017 – institui o Dia Estadual do Professor Indígena – de autoria da ex-deputada Lenir Rodrigues;

·         1591/2021 – dispõe sobre a criação do Selo de Qualidade Artesanal Indígena para atestar e incentivar o consumo de produtos indígenas produzidos no Estado de Roraima – de autoria da ex-deputada Yonny Pedroso;

·         1594/2021 – dispõe sobre a instituição de Programa de Certificação do Artesanato Indígena no Estado de Roraima – de autoria da ex-deputada Yonny Pedroso.

Nomenclatura alterada

Pela primeira vez na história, o Brasil celebra neste 19 de abril o Dia dos Povos Indígenas. Até 2022, a data era chamada de Dia do Índio. O projeto de alteração na nomenclatura foi apresentado em 2019 pela então deputada federal roraimense Joenia Wapichana, atual presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) — ex-Fundação Nacional do Índio.

A mudança foi promulgada em julho de 2022 após o Congresso Nacional derrubar o veto integral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Há anos, ativistas das causas indígenas argumentavam que a data, que marca a luta dos povos originários pela sobrevivência desde a colonização do Brasil, deveria ser alterada.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Eduardo Andrade/ Nonato Sousa/ Emackson Sarmento / reprodução TV Assembleia

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

Maternidade é aprovada como hospital-escola e realizará a primeira residência de enfermagem de Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025