Pesquisar

NO PLENÁRIO PECs são aprovadas em segundo turno e seguem para promulgação da Assembleia Legislativa | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Os deputados aprovaram na sessão desta terça-feira (11), em segundo turno, duas propostas de emenda à Constituição (PECs) para regulamentação da Polícia Penal em Roraima e da apresentação de emendas às matérias legislativas orçamentárias. As matérias serão promulgadas em Diário Eletrônico da Assembleia Legislativa.

A primeira a passar pela votação foi a PEC nº 02/2023, apresentada pelo deputado Rárison Barbosa (PMB), aprovada com 22 votos. A matéria estabelece a regulamentação da Polícia Penal em Roraima, com diretrizes e competências dentro da Administração do Poder Legislativo e direto ao Sistema Prisional no Estado.

Em defesa, Barbosa enfatizou que a aprovação desta PEC auxiliará na modernização da Polícia Penal. “Ela faz parte da engrenagem importante para manter a qualidade da segurança pública de Roraima”. O deputado Jorge Everton (União) parabenizou o trabalho e destacou que se trata de justiça com a categoria. “Não havia previsão dela, estamos regulamentando algo que é lei federal”, complementou.

De autoria do deputado Marcos Jorge (Republicanos), a PEC nº 03/2023  recebeu 22 votos favoráveis. Ela trata da apresentação e execução de emendas parlamentares aos projetos de lei em matérias orçamentárias, como o Plano Plurianual, LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual). Desta maneira, as emendas precisam ser compatíveis com o Plano Plurianual e o Poder Executivo deverá encaminhar à Assembleia Legislativa projetos com proposta de modificações, sendo em até 2% referente à receita da corrente líquida do exercício anterior.

Pedidos

O Plenário aprovou ainda, de forma simbólica, dois pedidos de informação direcionados ao governo do Estado e um requerimento para solicitação de documentos. O primeiro pedido, de autoria do deputado Neto Loureiro, requereu ao secretário-chefe da Casa Civil, Flamarion Vasconcelos, esclarecimentos sobre a indenização ao apossamento de área particular, em 2014, pelo governo.

O segundo pedido de informação, apresentado pelo deputado Rárison Barbosa, solicita da Secretaria Estadual de Educação e Desportos informações sobre medidas de segurança para proteger a comunidade escolar de possíveis ataques, se as escolas possuem vigilância eletrônica e quais medidas foram adotadas nas unidades com ameaças de ataques.

Por fim, o deputado Neto Loureiro (PMB), acompanhado de outros deputados, solicitou a cópia dos três pedidos de impeachment protocolados na ALE-RR, em 10 de abril, pelo advogado Marco Vicenzo.

Texto: Yasmin Guedes

Foto: Nonato Sousa / Eduardo Andrade

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima firma acordo com empresa para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica

Postado em 17 de dezembro de 2025

MAGIA DO NATAL
Papai Noel visita polo Senador Hélio Campos do CCJuv e faz a alegria da criançada

Postado em 17 de dezembro de 2025