Pesquisar

Professores de Roraima terão “espaço maker” para conhecer novas tecnologias e dinamizar aulas

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Um ambiente para estimular a criatividade e experimentar novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras a fim de dinamizar o processo de ensino tornando as aulas mais atrativas aos estudantes. Este é um dos objetivos centrais do LabCrie, (Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica).

 

Iniciativa do MEC (Ministério da Educação), o LabCrie está sendo implementado em todos os Estados do Brasil, com foco na formação continuada de professores da rede pública, na área de inovação e tecnologias educacionais. Em Roraima, o espaço já está pronto e funcionará no CEEPPAPL (Centro Estadual de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima), no bairro Caranã.

 

No período de quarta, 23, a sábado, 25, mais de 20 professores orientadores de tecnologia que atuam nas escolas da capital serão os primeiros a terem a formação no LabCrie.

 

A abertura do curso de formação será no dia 23, às 19h, e continua nos dias 24 e 25 pela manhã e tarde.

 

O gerente de Tecnologia, Informação e Comunicação da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Samuel Castro, explicou como se dará a formação.

 

“O LabCrie é um espaço de inovação e criatividade, onde os professores vão aprender novos recursos e funcionalidades para desenvolver nas escolas. A formação inicial é para os orientadores de tecnologia que também serão multiplicadores. Posteriormente, a formação alcançará os demais docentes das unidades de ensino”, explicou Samuel.

 

O espaço conta com mobiliários, computadores, impressoras 3D, kits de eletrônica e robótica, projetores, entre outros. Na proposta do LabCrie, o Estado entra com a estruturação do espaço físico e com pessoal, e a contrapartida do Governo Federal é dada por meio dos equipamentos e mobiliários.

 

SOBRE A FORMAÇÃO

 

A formação será conduzida por um profissional da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), parceira do MEC na implementação do LabCrie, juntamente com a RBCIP (Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação).

 

O tema da formação é “Gestão de Projetos e Estratégias Educacionais em Espaços Makers”. A carga horária total é de 40 horas, sendo que metade ocorre em oficinas presenciais e a outra metade é feita à distância, no ambiente virtual de aprendizagem da UFMS.

 

O LabCrie está instalado no CEEPPAPL, localizado na avenida Chile, n° 593, bairro Caranã.


De Governo de Roraima / SECOM – Acesse a matéria completa – aqui.

PUBLICIDADE

Leia também:

FOTO E VÍDEO
Comunicação da ALERR é destaque e conquista o Top 3 do Prêmio de Jornalismo da DPE-RR

Postado em 20 de dezembro de 2025

NATAL NA ASSEMBLEIA
Espetáculo “Árvore da Esperança” será apresentado neste sábado (20)

Postado em 19 de dezembro de 2025

Roraima agora tem sete municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro

Postado em 19 de dezembro de 2025