Pesquisar

69 GRADUADOS ‘Recompensa’, diz professor de judô sobre troca de faixa de alunos do Centro de Convivência | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Sessenta e nove alunos do Centro de Convivência da Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foram graduados na noite desta sexta-feira (25). Na cerimônia, os atletas trocaram de faixa e foram certificados pelo novo grau.

De acordo com o professor da modalidade, o faixa marrom Adriano Silva, a graduação é resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e do desempenho dos atletas no judô.

“Para essa graduação, é necessário o ano todo de ensinamentos com os atletas. Quando chega esse momento, eles se sentem muito felizes porque é o resultado dos treinos e a recompensa é a troca de faixa”, explicou o professor.

 

 

Para o pequeno judoca Emanuel Hideki Almeida, de 9 anos, o momento de trocar a faixa branca pela amarela foi simbólico.

“Isso representa muito para mim. É mais do que um troféu, é mais do que uma medalha. O judoca não vem pelas medalhas, nem pelas graduações, e sim pelo seu coração”, disse Emanuel.

 

 

 

Para a mãe de Emanuel, a atleta de jiu-jitsu e judô Ágatha de Almeida, acompanhar a evolução do filho é motivo de orgulho.

“Ele era uma criança tímida, hoje ele é ativo e comunicativo. O judô também faz parte da nossa cultura porque uma parte da família tem descendência japonesa e ele se orgulha muito disso”, afirmou Ágatha.

 

 

 

Outro graduado na noite foi o judoca Nicolas Lopes, de 7 anos. Ele deixou de ser faixa branca para se tornar cinza, e afirma que o objetivo é alcançar a sonhada faixa preta.

“No futuro posso ser um monte de coisa, posso ser professor daqui [do Centro de Convivência]. Mas pra isso, tenho que treinar muito mesmo, até ir para faixa preta. Pode demorar uns 10 anos, mas vou conseguir”, disse Nicolas, animado.

 

 

A mãe de Nicolas, a analista técnica Glicéria Lopes, conta que o esporte faz a diferença não só na vida do filho, mas de muitas crianças da comunidade.

“As aulas do Centro de Convivência são uma forma de colocar a criança para se desenvolver, não ficar ociosa em casa e ainda praticar uma atividade física e socializar. As artes marciais também trazem muita disciplina, então eu acho muito importante”, destacou Glicéria.

 

 

Segundo a diretora do Centro de Convivência, Beatriz Vasconcelos, influenciar positivamente na vida de crianças e adolescentes é o papel da instituição.

“Sabemos que o esporte traz muitos benefícios para as crianças e adolescentes, não somente físico, como o desenvolvimento psicológico. Aqui eles estão convivendo com outras crianças, é um momento de descontração, aprendizagem e interação. E isso fortalece o crescimento dos nossos alunos”, ressaltou Beatriz Vasconcelos.

 

 

Centro de Convivência da Juventude

O Centro de Convivência da Juventude faz parte da Superintendência de Programas Especiais, criado pela resolução legislativa nº 026/2021 da ALE-RR. A proposta é atender crianças, jovens e adultos, com atividades de cultura, lazer, música, esporte, inclusão digital e qualificação profissional, além de ações sociais e comunitárias de empreendedorismo, formação política e prevenção contra o uso de drogas ilícitas.

A sede do Centro funciona na Superintendência de Programas Especiais, localizada na avenida Ataíde Teive, 1.370, bairro Buritis.

Além da sede, o programa tem quatro polos na capital: Escolegis – Avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade; Escolegis Pintolândia – Avenida Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1313, bairro Santa Luzia; Arena Futebol do Asa Branca – Travessa Valter Carneiro, nº 35, Asa Branca; e polo do bairro Pedra Pintada, na avenida Diamante, número 1227.

A unidade do Poder Legislativo também oferta atividades no interior:  em Caroebe, na BR-210, sem número, Centro; em Mucajaí, na avenida Padre Ricardo Silvestre, número 460, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo Call Center (95) 3198-1600.

Texto: Juliana Dama

Fotos: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

EM SESSÃO ORDINÁRIA
ALERR reconhece quatro instituições como de utilidade pública em Roraima

Postado em 18 de dezembro de 2025

Governo de Roraima regulamenta parcelamento do IPVA 2026 em até 10 vezes

Postado em 18 de dezembro de 2025

“CUIDAR PARA CURAR”
Secretaria Especial da Mulher cadastra famílias para projeto de acolhimento infantil

Postado em 18 de dezembro de 2025