Pesquisar

34 ANOS Fortalecimento do setor primário marca aniversário de Roraima | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

No dia 5 de outubro de 1988, Roraima deixa de ser Território Federal e é elevado à condição de Estado da Federação. Nesses 34 anos, um dos principais pontos relacionados ao desenvolvimento do setor primário foi solucionado pela Assembleia Legislativa de Roraima: a construção do ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico).

O assunto foi debatido, tramitado e aprovado por 17 parlamentares em sessão extraordinária ocorrida em julho deste ano. Em menos de 15 dias, a população passou a ter à disposição a Lei Complementar 323/2022 com a regulamentação da legislação que passou a dar mais autonomia ao Executivo para realizar alterações, atualizações e aprofundamentos do Zoneamento a ser utilizada pelo poder público ou setor privado.

 

As áreas produtivas crescerão 150%, ou seja, cerca de 2 milhões de hectares. Todas as metas foram baseadas em estudos com princípios, diretrizes e metodologias para uso e ocupação do solo.

Ao parabenizar Roraima e sua gente, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), garantiu que o Parlamento vai continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do Estado.

“Parabéns Roraima e ao nosso povo, com toda nossa diversidade: roraimenses, nordestinos, sulistas, venezuelanos, indígenas e não indígenas, a todos vocês, homens, mulheres, jovens e crianças que compõem este Estado. Continuaremos fazendo nosso papel, enquanto Poder Legislativo, ajudando este Estado a crescer. Em especial na geração de riqueza e na distribuição de renda aos que mais precisam, para que Roraima cresça e se desenvolva, se torne um Estado justo para se viver”, disse Sampaio.

 

Toda autonomia dada a Roraima veio com a promulgação da Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã. “Tivemos também outras disposições nas quais o Estado passa a ter responsabilidades sem mais atarefar o Governo Federal, como a nomeação de governadores, que nomeavam prefeitos. O Estado passa a ter mais autonomia”, destaca o professor de História Vitor Mattioni.

Formado por gente da terra e de pessoas que vieram em busca de desenvolvimento, sustentabilidade e mudança de vida, Roraima abriga um leque diversificado de homens e mulheres oriundos de várias outras federações e países.

E para garantir os direitos preconizados na Constituição, a Assembleia Legislativa atua na fiscalização e na proposição de políticas públicas em prol de todos. “Nosso dever como agente público. Faremos nosso Estado crescer, principalmente na geração de renda e riquezas para quem mais precisa”, complementou o presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos).

Sem se furtar dos principais papéis, o de fiscalizar e legislar, o Poder Legislativo ampliou políticas públicas sociais com programas

 permanentes e mais transparência aos atos da Casa nos últimos anos, com a implantação, por exemplo, do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL – sapl.al.rr.leg.br) e a criação da Superintendência de Programas Especiais, com a organização de todos os programas permanentes, como:

  • Procuradoria Especial da Mulher
  • Procon Assembleia
  • Escolegis
  • Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania
  • Centro de Apoio aos Municípios
  • Programa de Atendimento Comunitário
  • Ouvidoria-Geral
  • Centro de Convivência da Juventude
  • Programa Fiscaliza

A Assembleia Legislativa é parceira do Escritório Social do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Roraima, que atua em prol da ressocialização de egressos do sistema prisional. Além disso, disponibilizou a todos os cidadãos o Call Center pelo número 0800 006 0670.

Texto: Yasmin Guedes

Foto:  Eduardo Andrade/Marley Lima/Tiago Orihuela

SupCom ALERR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

PUBLICIDADE

Leia também:

DEZEMBRO LARANJA
Assembleia Legislativa garante suporte na prevenção ao câncer de pele em RR

Postado em 15 de dezembro de 2025

Espécie nova de bromélia floresce no Jardim Botânico do Rio

Postado em 14 de dezembro de 2025

Secretários e gestores escolares recebem orientações sobre Sistema de Gestão da Educação

Postado em 13 de dezembro de 2025