1º A 30 DE NOVEMBRO Procon Assembleia auxilia consumidores a quitarem dívidas em mutirão de negociações | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

No período de 1º a 30 de novembro, o Procon Assembleia auxilia os consumidores inadimplentes a quitarem as dívidas com melhores condições e prazos no tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira.

A iniciativa é uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país para reequilibrar as finanças dos brasileiros.

De acordo com a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, o consumidor que desejar participar pode negociar diretamente com a instituição financeira ou por meio da plataforma consumidor.gov.br.

“Existem duas formas para o consumidor quitar as dívidas e entrar em contato com essas instituições. A primeira é diretamente com a instituição. Ao entrar em contato, ele informa que deseja quitar a dívida e a instituição vai informar quais as condições. A segunda é dentro da plataforma do ConsumidorGov, em que, de forma gratuita e segura, o consumidor entra em contato com a instituição, informa que tem interesse na negociação e será notificado das condições para quitação”, explicou a diretora.

Ainda segundo Mileide, desde que o consumidor não tenha dado nenhum bem em garantia dessas dívidas, ele pode ter uma melhor negociação nesse momento. Os acordos podem ser feitos com dívidas de cartão de crédito, consignado e empréstimos.

“Cada instituição faz um cronograma de como oferecer melhores condições para o consumidor. Aqueles que não conseguirem ter uma boa negociação, podem procurar o Procon para que possamos fazer essa mediação. Lembrando que esse mutirão não é dedicado, por exemplo, a consumidores superendividados. Para isso, temos uma legislação especial e pedimos que o consumidor venha ao Procon para traçarmos um plano de como quitar essa dívida”, esclareceu.

Quem já precisou negociar dívidas com uma instituição financeira para garantir melhores condições foi o videomaker Vinícius Santos. Ele afirma que “nada paga a sensação de estar com seu nome ok” no mercado.

“Eu devia ao banco e depois de muito tempo sem pagar, o banco vendeu a dívida. A empresa então ligou para mim e ofereceu uma proposta, reduziram todos os juros que o banco coloca. Consegui quitar em um espaço de tempo muito menor, ainda mais por ter negociado com a empresa”, afirmou Vinícius.

 

 

Procon

Consumidores que tiverem dúvidas ou precisarem de ajuda na negociação de dívidas podem procurar a sede do Procon Assembleia, localizada no prédio da Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

O órgão também possui outros canais de formalização de denúncias, como o WhatsApp, no número (95) 98401-9465, e o site al.rr.leg.br/procon/.

Texto: Juliana Dama

Foto: Marley Lima

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Publicidade

Leia também:

Câmara aprova projeto que tributa investimentos de brasileiros em offshores e fundos de alta renda – Notícias

Postado em 26 de outubro de 2023

Contratação de especialista para estudo sobre patentes de biotecnologia

Postado em 21 de fevereiro de 2022

Núcleo da Defensoria Pública disponibiliza assistência jurídica gratuita à população

Postado em 25 de agosto de 2022

Comissão de Minas e Energia recebe pedido para abertura de CPI para investigar ação de ONGs em região de garimpo

Postado em 29 de abril de 2022