Pesquisar

INTENSIVÃO Último dia de aula do preparatório para agentes de saúde e endemias é reservado para simulados | ALE-RR

Divulgação/Fonte

Compartilhe:

Encerrou nesta sexta-feira (21) as aulas presenciais do Preparatório do Processo Seletivo de Agente Comunitário de Saúde e de Combate à Endemias, um intensivão oferecido pela Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa (ALE-RR) por meio da Escolegis (Escola do Legislativo) para 400 alunos das duas unidades da instituição: Liberdade e Santa Luzia.

A prova ocorre neste domingo (23) e 15 mil candidatos disputam mil vagas. As últimas aulas foram com muitos simulados, além de correção dos exercícios para esclarecer as dúvidas dos alunos.

 

 

 

Jucinalva dos Santos, 53 anos, trabalha com serviços gerais na Escola do Legislativo. A vontade de passar no concurso é superior a lida do dia a dia. Moradora do bairro Cambará, ela chega a Escolegis às 12 horas e fica até as 22h, quando encerra as aulas do intensivão.

“Comecei a estudar em casa, mas depois dessas aulas, digo que vou passar. Fiz uma prova do concurso realizado no ano passado e minha pontuação foi igual a do último colocado convocado. Depois dessas aulas melhorei 80% e eu vou passar”, insistiu Jucinalva, que não conseguiu se inscrever pelo site e colocou o nome da lista de espera.

A dona de casa Francinês Gomes, 29 anos, casada, três filhos e moradora do bairro Jardim Tropical, começou a estudar em casa e pagou alguns aulões. O intensivão dirimiu muitas dúvidas, mas ela conta que não foi fácil se inscrever.

“Eu já vinha estudando na Escolegis os cursos EAD [Educação a Distância]. Quando fiquei sabendo desse intensivão, eu e minha comadre madrugamos para poder conseguir a nossa vaga. Mesmo assim, só conseguimos pelo aplicativo da Escolegis”, contou.

 

 

Conforme detalhou, a semana foi intensa e a expectativa é alcançar a pontuação para ser convocada. “A gente está aproveitando o máximo que pode. Está valendo a pena porque eu tinha algumas dúvidas e aproveitei para tirá-las. Estou bem segura na prova específica, mas nas outras matérias, como português e raciocínio lógico, nem tanto. Mas eu melhorei, digamos assim, uns 70%. Nos simulados fiquei muito satisfeita com os meus resultados”, disse.

O presidente do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias (Sindacse), Flaviney Almeida Pereira, que também estava ministrando aula sobre as disciplinas específicas, disse que essa semana foi de muitas novidades.

“Passar a nossa experiência e conhecimento para esses novos alunos, futuros trabalhadores que vão somar força com a gente no dia a dia, na nossa luta, está sendo muito gratificante. Estamos mostrando a importância do nosso papel na vida da comunidade”, afirmou.

 

 

Com a entrada desses novos servidores, Flaviney Pereira disse que o município terá a oportunidade de fazer a cobertura 100% na capital. “Vamos passar de 304 ACS e ACE para praticamente 850 agentes até outubro deste ano. Boa Vista toda será coberta, com agente comunitário de saúde acompanhando e verificando a situação de cada território, na capital. Era uma deficiência do município, o sindicato sempre cobrou a renovação deste efetivo e agora fomos contemplados com esse número que vai suprir a demanda”, explicou.

O líder sindical destacou a parceria com o Poder Legislativo por meio da Escolegis. “A Assembleia Legislativa já é parceira do sindicato há muito tempo, e com o Sampaio na presidência estreitamos mais ainda essa conversação, e quando levei a ideia para a Assembleia, de pronto ele atendeu. Agradecemos a todos”, completou.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Leia também:

Estão abertas inscrições para Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica — Agência Gov

Postado em 16 de julho de 2024

Ex-delegado Rivaldo Barbosa nega contato com irmãos Brazão e diz que milícia é culpada por morte de Marielle – Notícias

Postado em 15 de julho de 2024

VOLTA ÀS AULAS Centro de Convivência da Juventude retoma atividades nos quatro polos de Boa Vista | ALE-RR

Postado em 15 de julho de 2024

Rio: governador diz que houve vazamento de informações sobre operação

Postado em 15 de julho de 2024